Presidente da Codau José Waldir de Sousa Filho acompanhado do diretor de Desenvolvimento e Saneamento analisam local onde será implantado um dos sistemas (Foto/Paulo José Stival Coelho)
Codau contratou empresa para implantar um serviço de monitoramento climático em tempo real em Uberaba. Com investimento de R$ 221.360, a previsão é instalar 10 estações meteorológicas na cidade. Vencedora da licitação, a Geoclima Soluções Ambientais tem prazo de 60 dias para instalação de toda estrutura de monitoramento climático prevista em contrato.
Os primeiros pontos de instalação serão em 10 Centros de Reservação, abrangendo assim toda a malha urbana da cidade. As estações ficarão nos reservatórios localizados nos bairros Fabrício, São Benedito, Boa Vista, Abadia, Olinda, Santa Maria, Uberaba I, Jardim Metrópole, Recreio dos Bandeirantes e Jardim Espanha – os dois últimos estão em construção.
Dotadas de sensores, as estações meteorológicas fornecerão, em tempo real, informações sobre a umidade, temperatura, pressão atmosférica, chuva e vento na cidade. Os dados serão acessados remotamente pela equipe da Codau, por meio de um sistema fornecido pela empresa.
Além dos sensores, os centros de reservação do Fabrício e do Santa Maria também contarão com quatro câmeras de monitoramento cada um, operando em 360° para registro do clima. O equipamento permite a recuperação de imagens, inclusive com a função time-lapse em que as cenas são aceleradas.
De acordo com o presidente da Codau, José Waldir de Souza Filho, a expectativa é que o serviço já esteja operando no período de estiagem este ano para auxiliar no planejamento de ações na área de abastecimento. “Nesta seca, por exemplo, já teremos os dados que norteiam com maior precisão o comportamento local do clima, nos oferecendo uma gama maior de possibilidades de planejamento em relação ao rio Uberaba”, salientou.
O contrato com a Geoclima Soluções Ambientais também inclui o levantamento histórico do clima na cidade nos últimos anos e a previsão climática de seis meses. “Este relatório é importante para análise do comportamento do clima em nossa microrregião nos últimos anos, o que nos auxilia, principalmente, nas decisões necessárias já para esta seca. A previsão para os próximos seis meses é fundamental para o planejamento de obras e ações relativas ao saneamento de Uberaba”, acrescentou.
Além da questão de abastecimento, José Waldir explica que o acompanhamento em tempo real do clima vai contribuir para o planejamento de ações até na área de limpeza urbana, drenagem e esgotamento sanitário. “A previsibilidade do tempo nos auxiliará na definição estratégica do serviço de limpeza urbana, implantação de obras e manutenções mais complexas”, finalizou.