Prefeitura estabeleceu sete pontos facultativos este ano. Conforme a portaria publicada no Porta-Voz, o funcionalismo municipal terá recesso de cinco dias devido ao carnaval, à Semana Santa e em função do Natal.
Por causa da folia, os servidores terão ponto facultativo nos dias 3 (segunda-feira), 4 (terça-feira) e 5 (quarta-feira) de março. Com isso, as repartições públicas encerrarão o expediente no dia 28 de fevereiro (sexta-feira) e só reabrirão no dia 6, depois da Quarta-feira de Cinzas.
Já em abril, foi decretado ponto facultativo no dia 17 do mês, véspera da Sexta-feira da Paixão. Isso dará mais uma folga de cinco dias ao funcionalismo municipal, visto que a segunda-feira, 21 de abril, é feriado nacional do Dia de Tiradentes.
Em maio, o feriado do Dia do Trabalho será na quinta-feira e o dia seguinte, 2, foi declarado ponto facultativo pela Prefeitura este ano. No mês de junho, a sexta-feira, dia 20, após o feriado de Corpus Christi, também foi decretado ponto facultativo e garante mais um recesso prolongado ao funcionalismo.
O próximo recesso será no segundo semestre. Prefeitura concedeu ponto facultativo no dia 27 de outubro, segunda-feira que antecede o Dia do Servidor Público.
Em novembro, após o feriado da Consciência Negra, que cai na quinta-feira, também foi decretado ponto facultativo no dia seguinte e as repartições devem emendar para retomar as atividades somente em 24 de novembro.
No Natal, os servidores terão ponto facultativo na véspera, em 24 de dezembro, e também no dia 26. Com isso, os trabalhos serão encerrados na quarta-feira, dia 23, e as repartições públicas só voltarão a funcionar, brevemente, na semana seguinte.
Depois de atendimento nos dias 29 e 30 de dezembro, as atividades serão interrompidas novamente no dia 31, por causa do recesso do Ano Novo.
Conforme o decreto, os pontos facultativos não alteram o horário de funcionamento dos mercados Municipal e Distrital, do terminal rodoviário e dos cemitérios “São João Batista” e “Nossa Senhora da Medalha Milagrosa”.
As Unidades de Pronto Atendimento (UPA) e o plantão de ambulâncias também deverão funcionar 24 horas, ininterruptamente. O Departamento da Guarda Municipal e serviços prestados por seus integrantes devem funcionar normalmente.