Com guias já disponíveis para impressão no site da Prefeitura, Cosip (Contribuição para Custeio da Iluminação Pública) foi lançada para 13.051 terrenos vagos da cidade e totalizou R$2.524.434,02 a serem recolhidos este ano. Os carnês têm vencimento programado para o dia 30 de setembro.
A perspectiva é que os proprietários observem uma redução de 30% no valor cobrado da Cosip este ano, conforme anúncio feito pela prefeita Elisa Araújo (Solidariedade) no fim do mês passado.
No entanto, o valor total lançado da Cosip 2022 é apenas 5% menor do que o montante cobrado no exercício anterior, que foi de R$2.704.211,12. Isso se deve à variação do número de imóveis que são alvo da cobrança, já que periodicamente são lançados novos loteamentos e mais terrenos podem ser inseridos no cadastro.
Os carnês da Cosip são emitidos pela Prefeitura somente para terrenos vagos sem ligação de energia elétrica regular, localizados em ruas onde existe iluminação pública. Os demais imóveis pagam a taxa de iluminação com a conta da Cemig.
A cobrança da taxa não inclui áreas localizadas em condomínios fechados com custeio próprio e bairros sem infraestrutura de iluminação pública.