ARTICULISTAS

Verão aumenta riscos de pedras nos rins e infecções urinárias; veja como evitar

José Roberto Colombo Júnior
Publicado em 23/01/2025 às 17:49
Compartilhar

Estação marcada pelas altas temperaturas e dias mais longos, o verão traz consigo desafios únicos para a saúde urológica. Com a elevação nos termômetros, o período costuma registrar um crescimento significativo nos casos de desidratação, infecções urinárias e cálculos renais. O alerta é feito pelo urologista José Roberto Colombo Júnior, médico do Hospital Israelita Albert Einstein, que ensina medidas simples para auxiliar na prevenção desses tipos de doenças.

A combinação entre o calor, o aumento da sudorese e uma maior predisposição à desidratação reduz a quantidade de água disponível no organismo para a diluição da urina, impactando diretamente a saúde do trato urinário.

“A urina mais concentrada cria um ambiente propício para a formação de cálculos renais, que são depósitos sólidos de sais e minerais, e também para a proliferação de bactérias, aumentando os riscos de infecções”, ressalta Colombo Júnior.

Hábitos comuns nesta época, como o consumo excessivo de bebidas alcoólicas, alimentação rica em sal e o uso prolongado de roupas íntimas úmidas ou molhadas, agravam ainda mais os riscos de contrair as chamadas Infecções do Trato Urinário (ITUs), especialmente em mulheres.

“O álcool, por exemplo, contribui muito para a desidratação. E o uso de roupas íntimas ou de banho continuamente úmidas ou molhadas e usadas em piscinas públicas, se não forem adequadamente tratadas, podem expor as pessoas a micro-organismos prejudiciais ao trato urinário”, aponta o médico.

“A umidade em contato prolongado com a pele e o aumento da sudorese alteram a flora local, predispondo principalmente as mulheres, que têm a uretra mais curta do que a dos homens, o que facilita a entrada de bactérias no canal urinário”, explica Colombo Júnior.

Crianças e idosos estão entre os grupos mais vulneráveis. Nas crianças, a desidratação pode ocorrer rapidamente devido à alta demanda de líquidos pelo organismo em crescimento. Já nos idosos, os riscos se devem à menor sensação de sede e a problemas de saúde preexistentes.

“É essencial redobrar a atenção para esses públicos, garantindo que bebam líquidos regularmente”, alerta o especialista.

Caso surjam sintomas como dor ao urinar, aumento da frequência urinária, urina escura ou com cheiro forte, febre, dor nas costas, cansaço excessivo ou tontura, a recomendação é procurar um especialista.

“Não subestime sinais que possam indicar problemas urológicos graves. O diagnóstico precoce é essencial para evitar complicações”, orienta o dr. José Roberto Colombo Júnior.

Diagnósticos e tratamentos. Com o avanço da medicina, os diagnósticos e os tratamentos têm garantido mais conforto e eficácia aos pacientes.

“Hoje, a cirurgia minimamente invasiva é uma grande aliada no tratamento de cálculos urinários e outros problemas urológicos. Ela permite maior precisão e recuperação mais rápida, o que reduz os riscos e melhora os resultados”, destaca o urologista.

No entanto, para evitar o pior, a prevenção com medidas simples é sempre o melhor caminho, enfatiza Colombo Júnior.

Previna doenças urológicas no verão

• Hidrate-se! Beba pelo menos 2 litros de água por dia;

• Evite segurar o xixi! Reter a urina pode favorecer o surgimento de infecções urinárias;

• Use roupas leves! Evitar roupas apertadas ou que mantenham a umidade ajuda a prevenir infecções;

• Alimente-se bem! Complemente sua hidratação com alimentos ricos em água, como frutas e legumes;

• Cuidado com o álcool! Além de desidratar, ele afeta o funcionamento dos rins;

• Vai nadar? Certifique-se de que a água esteja limpa e evite permanecer muito tempo com roupas úmidas;

• Vai se exercitar? Prefira horários mais frescos e mantenha-se hidratado.

 José Roberto Colombo Júnio

Médico urologista e especialista em cirurgia robótica urológica do Hospital Israelita Albert Einstein; coordenador executivo da Pós-Graduação em Cirurgia Robótica do Hospital Israelita Albert Einstein; formado pela Faculdade de Medicina da USP (FMUSP); doutorado pela Faculdade de Medicina da USP (FMUSP), São Paulo; aprimoramento (Fellowship) em cirurgia minimamente invasiva na Cleveland Clinic, Cleveland, EUA

Assuntos Relacionados
Compartilhar

LEIA MAIS NOTÍCIAS

Vânia Maria Resende

A arte é a flauta mágica do artista

03/05/2025 às 11:35
Gustavo Vitorino

Entre o remédio e a cura, uma fronteira

03/05/2025 às 11:34
Ana Maria Leal Salvador Vilanova

Em busca do zero

03/05/2025 às 11:32
Fúlvio Ferreira

Dia do Trabalho

02/05/2025 às 17:56
Euseli dos Santos

Dia do Trabalho

02/05/2025 às 17:55
Dom Paulo

Missão do cristão

02/05/2025 às 17:50
Marco Tulio Oliveira Reis

Movimentos Neonazistas: Um Desafio à Legislação e à Sociedade

02/05/2025 às 07:40
Luiz Cláudio dos Reis Campos

Se a moda pega

29/04/2025 às 20:25
Guido Bilharinho

Uberaba: Equívocos Históricos (I)

29/04/2025 às 20:23
Renato Muniz Barretto de Carvalho

Crônica dos objetos descartáveis

28/04/2025 às 19:16

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

JM Online© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por