As coisas antigas estão na moda, é a onda vintage.
Nas casas, nas vitrines, nas decorações... pra todo lado vemos alguma peça de mobiliário, propaganda ou equipamento compondo alguma decoração.
Uma máquina fotográfica de filme, um conjunto de porcelana da vovó, uma luminária antiga; tudo que seja bonito e em bom estado pode ser usado como uma lembrança, como algo que já passou e hoje virou história.
E a gente percebe que está velho quando muitos desses objetos fizeram parte do nosso dia a dia...
Disquete, máquina de escrever, rádio de pilha e por aí vai. Na verdade, de quando em quando, uma série de coisas sai de circulação, fica ultrapassada e nem sempre velha. Como dizia o poeta Belchior:
“(...) o novo sempre vem.”
Com o nosso trabalho, com a nossa profissão, não é diferente, de quando em quando vem “um sacode” para renová-las e quem não aderir, quem não aceitar as mudanças, acaba por perecer.
As máquinas de escrever já foram substituídas, os orelhões desapareceram e, em breve, muitas pessoas serão trocadas pela inteligência artificial. As mudanças são constantes!
Se cada trabalhador, se cada profissional não se adequar, não se atualizar, poderá ver a sua atividade ir para a UTI e de lá uns 30% apenas poderão sobreviver, mesmo assim com sequelas.
Então, é melhor colocar as barbas de molho; por outro lado, é melhor sair da zona de conforto e mudar enquanto é tempo. Cada um sabe por onde começar e é importante que ação e atitude sejam já! E vale lembrar que todos nós somos trabalhadores, independente da função, atividade ou profissão.
Estudar, atualizar-se e se reciclar são palavras de ordem para todos. Algumas profissões, porém, precisarão de mais; algumas passarão por grandes transformações, elas serão evoluídas sob pena de conhecerem o ocaso, de sucumbirem diante da mudança dos tempos.
Como escreveu o zoólogo e compositor Paulo Vanzolini: “Levanta, sacode a poeira e dá a volta por cima.”
Busque o novo enquanto é tempo, pois o mundo, o mercado, as empresas e os clientes também estão sendo atualizados e reciclados e quem “fica parado é poste”!
Se você e a sua profissão não evoluírem, certamente irão virar peças de museu, apenas uma foto na história, algo para ser lembrado como um enfeite ou uma saudade de um tempo que já se foi.
Não aceite entrar para a história, seja autor da sua história que continua viva, dinâmica e com muito futuro!
Parabéns a todos nós que somos trabalhadores, que honramos uma profissão e que lutamos para fazer o bem para nossas famílias e para o país, com honestidade e dignidade e, acima de tudo, mostrando para nossos filhos que o trabalho dignifica o homem e é o melhor caminho para crescer!