Evento denominado “1º de Maio Unificado e Solidário” será durante todo o dia, na praça Jorge Frange, e reúne o movimento sindical de Uberaba
Parte dos prêmios que serão sorteados entre os presentes no evento, que terá ainda uma “scooter” elétrica (Foto/Divulgação)
O Fórum dos Trabalhadores de Uberaba (FTU) definiu a programação do “1º de Maio Unificado e Solidário”, organizado pelas entidades sindicais da cidade em comemoração ao Dia do Trabalhador. A data traz à tona a reflexão sobre os movimentos trabalhistas, com ações solidárias e de interesse público.
Neste ano, o “1º de Maio Unificado e Solidário” será na praça Doutor Jorge Frange, no São Benedito. O evento está previsto para começar às 9h, com a participação das feiras de Agricultura Familiar, Artes e Artesanato e Negra. Os shows musicais ficam por conta de “Trio dos Craques”, “Ferpanozoi”, “Niltinho Paiva”, “Slammer Wellington Sabino” e “Edson Santana e Banda”. O horário de término está previsto para as 18 horas.
Com o tema “emprego, renda, direitos e democracia”, o evento pede aos participantes a doação de 1kg de alimento não perecível para ser distribuído à comunidade em vulnerabilidade de Uberaba, como ajuda ao combate à fome na cidade. Serão feitas rodas de discussões e debates sobre os principais assuntos que envolvem a classe trabalhadora e a busca por direitos.
Na programação deste ano também estão previstos sorteios de prêmios. Cada pessoa teve direito a um cupom, retirado anteriormente em cada unidade sindical. Os papéis serão depositados em uma urna, no palco, até as 13h, e os prêmios só serão retirados pelos vencedores que estiverem presentes no local, mediante apresentação de documento pessoal.
Entre os brindes a serem sorteados estão uma bicicleta, televisor, computador, churrasqueira e outros. Também há o “superprêmio”, uma motocicleta elétrica modelo “scooter”.
Segundo o integrante do FTU Marcos Mariano, o evento organizado para o dia 1º parte de dois fundamentos. “O primeiro é a gente unificar a classe trabalhadora. Celebrar o Dia Internacional dos Trabalhadores, e Trabalhadoras, como um dia de luta e de busca de direitos, pela valorização dos salários e do trabalho, no momento em que estamos vivendo essa crise de desvalorização do trabalho humano. É um dia para refletirmos e pensarmos em formas de recuperar os direitos perdidos nos últimos sete anos”, afirma.
O segundo fundamento integra a organização sindical e solidariedade. “Hoje estamos focando muito nas unidades das entidades sindicais em torno dessa luta coletiva. Aqui, em Uberaba, também integramos ao ato a questão da solidariedade. A fome é uma realidade que nós enfrentamos e aqui, em Uberaba, nós temos várias organizações filantrópicas com problemas de falta de alimento. Nosso propósito nesta segunda-feira é arrecadar alimentos para o Asilo Santo Antônio, que passa dificuldade”, explica.
Conforme explica Marcos Mariano, o ato integra uma ação nacional que tem como tema principal “Mais direitos, mais renda, mais emprego e mais democracia”.