Evento promovido pelo Fórum dos Trabalhadores de Uberaba será realizado das 9h às 14h e terá como foco a luta contra a anistia dos envolvidos no 08/01, pela isenção do IR até R$5 mil e pelo fim da escala 6x1
Praça Jorge Frange estará movimentada hoje com o evento que marca o Dia do Trabalhador em Uberaba (Foto/Reprodução)
O Fórum dos Trabalhadores de Uberaba (FTU) organiza para esta quinta-feira um evento comemorativo ao Dia do Trabalho, o “1º de Maio Unificado”. O evento, programado para ocorrer na praça Jorge Frange, no bairro São Benedito, terá início às 9h e deve se encerrar às 14 horas.
De acordo com Graça Carriconde, presidente do Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias da Fabricação de Álcool, Plásticos, Cosméticos, Fertilizantes, Químicas e Farmacêuticas de Uberaba e Região (Stiquifar), o evento será focado na luta dos trabalhadores contra a anistia aos acusados e condenados na tentativa de golpe contra o Estado no 8 de janeiro, pelo fim da escala 6x1, mais soberania, mais democracia, ecologia integral e pela isenção do Imposto de Renda da Pessoa Física (IRPF) até R$5 mil.
Durante entrevista ao programa JM Informa, na Rádio JM, Carriconde destacou que o evento do 1º de Maio Unificado também contará com apresentações artísticas e sorteios de prêmios. Vão se apresentar na praça Jorge Frange o grupo Só por Brincadeira, Tales Bastos, Samuel Jabez, Marcelo Taynara e banda Ká pra Nóis.
Conforme Carriconde, o ato político e cultural tem como objetivo a luta por um Brasil mais justo, solidário, democrático, soberano e sustentável. Ela destacou que o 1º de Maio é uma data para trabalhadores e trabalhadoras de todo Brasil refletirem e celebrarem as conquistas e debaterem sobre os novos desafios e as bandeiras de lutas.
O 1º de Maio é lembrado como Dia do Trabalho por conta de manifestação da classe trabalhadora, no século XIX, em Chicago (EUA), por ocasião de greve dos trabalhadores. E, no Brasil, no início do século XX, em razão do movimento grevista de 1917.
O 1º de Maio é data referência de lutas, conquistas e organização do sindicalismo. E, neste ano, a data será celebrada com o lema “Por um Brasil mais justo”.