(Foto/Ilustrativa)
A Diretoria de Atenção Psicossocial, por meio do Departamento de Apoio às Unidades de Atenção Psicossocial, promove encontros mensais para discussão de fluxos e casos, com todos os psicólogos atuantes na Atenção Básica.
Nesta terça-feira (29), na reunião de abril com todos os profissionais da área, ocorreu uma Capacitação em Farmacologia Psiquiátrica. Cerca de 40 profissionais participaram do encontro.
De acordo com o diretor de Atenção Psicossocial, Sérgio Marçal, o encontro teve como objetivo fortalecer a atuação dos servidores da área por meio da instrumentalização conceitual e dinâmica do conhecimento sobre o funcionamento dos principais psicofármacos consumidos por pacientes em sofrimento e ou transtornos mentais.
“Conhecer a medicação que o paciente toma, sua finalidade, efeitos colaterais e as possibilidades de associação medicamentosa é fundamental na intervenção psicoterapêutica, uma vez que a condição emocional do paciente também é composta pela medicação em uso”, explicou o diretor.
A aula, em formato de minicurso, foi ministrada pela psiquiatra Lohanna Gutierrez, que compõe a equipe do Serviço Intermediário de Atenção Psicossocial (SIAP) Caps Maria Boneca, do Hospital Regional José Alencar e Oncoclínica.
Segundo a Diretoria, em cada semana do mês são reunidos os psicólogos de cada Distrito Sanitário. Na primeira semana, o encontro é com os profissionais do Distrito I, na segunda semana, Distrito II, na terceira semana, Distrito III, e na última semana do mês há reunião com todos os profissionais. As discussões coletivas visam desde o acolhimento do profissional e desafios de sua atuação rotineira, passando por alinhamento de fluxos. Na última semana ocorre a capacitação.
“O processo de trabalho consiste em uma ferramenta de gestão da rede de cuidado dos trabalhadores, que tem o objetivo de fortalecer a coerência das condutas com a complexidade assistencial em que o profissional se encontra inserido e fortalecer o diálogo com a rede de saúde como um todo, aumentando a eficiência, acolhimento e efetividade do cuidado prestado”, concluiu.