Plantado em uma área de 9,3 hectares às margens da BR-050, o campo virou ponto turístico nos últimos anos, atraindo centenas de visitantes em busca de registros fotográficos entre as flores (Foto/Divulgação)
Já está aberto à visitação o tradicional campo de girassóis da Alta Genetics Brasil. A atração integra a programação da ExpoZebu 2025. A paisagem exuberante já se tornou parada obrigatória para quem passa por Uberaba nesta época do ano e a visitação tem caráter solidário, uma vez que, para entrar, é preciso doar um litro de leite ou R$ 5, por pessoa.
Plantado em uma área de 9,3 hectares às margens da BR-050, o campo virou ponto turístico nos últimos anos, atraindo centenas de visitantes em busca de registros fotográficos entre as flores. O local fica na sede da Alta, empresa global de melhoramento genético bovino.
A entrada está condicionada à doação de R$ 5 ou de um litro de leite por pessoa. Os donativos serão destinados a instituições filantrópicas de Uberaba ao fim da temporada. A expectativa é repetir o sucesso de anos anteriores e bater a meta de 3 mil litros de leite arrecadados.
Para visitar, é necessário fazer um pré-agendamento online pelo site da Alta Brasil ou pelo link disponível nas redes sociais da empresa. O formulário solicita dados pessoais, além da data e horário da visita pretendida.
A tradição teve início em 2006, como uma técnica de preparo do solo para o cultivo do milho, que serve de silagem para a alimentação dos touros em coleta na Central da Alta. Inspirada em uma visita do presidente da empresa à matriz da Alta na Holanda — onde plantações de tulipas encantam visitantes — a ideia ganhou forma no Brasil, tornando-se um atrativo local e também uma ação social.
O plantio ocorre geralmente na primeira quinzena de fevereiro, para que os girassóis floresçam no fim de abril, coincidindo com as festividades do parque de exposições. A floração dura cerca de 15 dias e, ao final do ciclo, as plantas são incorporadas ao solo para enriquecê-lo com potássio.