O mês de maio reserva aos moradores de Uberaba uma das mais intensas chuvas de meteoros do ano, além de alinhamentos planetários e uma microlua.
O destaque vai para a chuva de meteoros Eta-Aquáridas, que atingirá seu pico entre a noite de 5 e a madrugada de 6 de maio. A previsão é de até 50 meteoros por hora — quase um por minuto — visíveis a olho nu, desde que o céu esteja limpo e livre de poluição luminosa. O fenômeno é ainda mais especial por ser causado por fragmentos deixados pelo cometa Halley.
Para observar em Uberaba, recomenda-se buscar a constelação de Aquário, voltada para o leste, a partir das 2h da manhã do dia 6. Escolher um local escuro, longe das luzes da cidade, aumenta significativamente as chances de uma boa visualização.
Maio também trará encontros celestes entre a Lua e alguns planetas, que ajudam a identificá-los no céu. No dia 3, Marte aparecerá próximo à Lua. No dia 22, será a vez de Saturno se alinhar com o satélite natural, seguido por Vênus na noite do dia 23.
Outro fenômeno que poderá ser observado é a chamada “microlua cheia”, que ocorrerá no dia 12. Nessa data, a Lua estará em seu ponto mais distante da Terra durante a fase cheia, fazendo com que pareça cerca de 5% menor e 10% menos brilhante do que o normal.