Comerciantes da avenida Prudente de Morais, no bairro Abadia, manifestam indignação contra interrupção programada de energia para obras de melhoria realizada pela Cemig na manhã desta sexta-feira (9). O comunicado foi emitido no início da semana, segundo comerciante relatou ao Jornal da Manhã, e impacta diretamente as vendas para o Dia das Mães em um dos principais destinos comerciais de Uberaba. Em nota, a Cemig explicou que a intervenção é necessária e que não foi possível mudá-la para outra data.
Segundo o comunicado enviado aos lojistas, a energia foi interrompida às 9h e será retomada apenas às 14h. "Está tudo desligado as lojas da Prudente, tem condição uma coisa dessa? No aperto que estamos todos para vender e a Cemig faz uma coisa dessas", desabafa a lojista. Ela pondera que, sendo uma obra de melhoria e passível de ser programada, poderia ser realizada em um momento em que não impactasse diretamente uma das principais datas para o comércio de Uberaba.
A reportagem do Jornal da Manhã acionou a Cemig para esclarecimentos. Em nota, a companhia energética pontuou que a intervenção é necessária e que não foi possível mudá-la para outra data. "A Cemig está realizando substituição do transformador que atende a região.
Essa manutenção é preventiva para evitar ocorrências acidentais que poderiam interferir de forma inesperada no fornecimento, e não foi possível programar para outra data", diz a nota enviada ao JM.
Dia das Mães em Uberaba
O comércio de rua em Uberaba funciona em horário estendido até sábado (10), a fim de fomentar as vendas para o Dia das Mães, que é a principal data no primeiro semestre. Nesta sexta-feira, as lojas ficam abertas até 19h e no sábado, a abertura será de 9h às 18h.
Os horários estendidos abrem oportunidade para que a comunidade prestigie o comércio de Uberaba nos presentes para as mães. Segundo o gerente executivo do Sindicomércio Uberaba, Thiago Árabe, a ampliação mira consumidores de última hora. "Esse horário estendido é fundamental. A gente vê que o consumidor tem por hábito, aqui no Brasil, deixar um pouco pra última hora. Assim, a gente tendo quarta, quinta, sexta e sábado, com horário estendido, a gente consegue aquecer a venda nesse período dilatado de horário. Então, as lojas que vendem produtos voltados pro Dia das Mães devem fomentar bastante, fazer propaganda que estão abertas nesse horário, fazer promoções. Isso é muito importante e a gente vê que realmente funciona e que realmente melhora o nível das vendas", pontua ele.