No total, foram 38 oficinas focadas no preparo de carnes, doces e degustações comentadas de queijos (Foto/Divulgação)
As oficinas do Sistema Faemg Senar durante a 90ª ExpoZebu contaram com 447 participantes, ao longo de uma semana de atividades nas duas Cozinhas Show montadas na Vila Cultural e Gastronômica Mineira, no Parque Fernando Costa. Neste ano, além das tradicionais oficinas de preparo de carnes e de doces, foram promovidas degustações comentadas de queijos, treinamentos na produção artesanal de derivados de café, entre outras atrações inéditas.
“Foi um sucesso. Tivemos um total de 38 oficinas, que movimentaram a Vila Cultural e Gastronômica. O público compareceu e aprovou as novidades que trouxemos para esta edição. Para o ano que vem, devemos inovar novamente”, disse o gerente regional do Sistema Faemg Senar, Ricardo Tuller.
Além do aprendizado pessoal, muitos participantes buscaram as oficinas para incrementarem seus negócios e aumentarem a renda. Este é o caso da produtora rural Cristiane Faustino, uma das alunas da oficina de “Doce de fruta em pasta”. “Eu comercializo doces desde o ano passado e vim para aprender novas técnicas, aperfeiçoar o meu trabalho e ter um produto melhor para oferecer”, afirmou.
Já a biomédica Fernanda Leite Barbosa participou de quatro oficinas durante a ExpoZebu – de carne de sol, salame milano e pepperoni, torresmo e linguiça – para aplicar o conhecimento com a família. “Sou natural de São Paulo e tenho muito interesse pela cultura mineira. Achei superbacana esta oportunidade do Senar”, destacou. Os treinamentos foram promovidos em parceria com o Sindicato dos Produtores Rurais de Uberaba.