(Foto/Divulgação)
A rede de proteção à criança e ao adolescente de Uberaba deu início, nesta quinta-feira (8), à campanha “Maio Laranja” de combate ao abuso e à exploração sexual infantil. O evento, no Fórum de Justiça, reuniu autoridades e marcou a abertura das atividades com exposição de trabalhos temáticos produzidos por crianças e adolescentes. A mostra estará aberta ao público até o final do mês.
A cerimônia contou com a presença do secretário de Desenvolvimento Social, Ernani Neri, do juiz da Vara da Infância e Juventude, Marcelo Lemos, do diretor do Fórum, Fabiano Veronez, do promotor da Infância e Juventude, Diego Aguillar, do defensor público, Vinicius Giani, e de demais representantes dos órgãos da rede de proteção.
Os cartazes, colagens e desenhos que compõem a exposição, no primeiro andar do Fórum, foram produzidos por crianças e adolescentes durante ações de conscientização sobre o Maio Laranja em Centros Municipais de Educação Infantil (Cemeis), Centros de Referência de Assistência Social (Cras) e organizações da sociedade civil.
Na abertura do evento, o juiz Marcelo Lemos fez um apelo à responsabilidade coletiva. “Cabe à família, à sociedade e ao poder público assegurar, de forma efetiva e com prioridade absoluta, todos os direitos das crianças e adolescentes, dentre eles os da integridade física, moral e psíquica”, afirmou. Além do abuso e da exploração sexual, Lemos chamou atenção para o uso excessivo de telas na infância e adolescência, ressaltando os riscos da exposição a conteúdos inadequados e do cyberbullying.
O secretário de Desenvolvimento Social, por sua vez, destacou o alinhamento entre as áreas de assistência social, educação e saúde do Município para reduzir as violações de direitos contra crianças e adolescentes. "Podem ter certeza do nosso compromisso, enquanto governo municipal, em garantir que as políticas públicas funcionem como devem – de forma integrada", ressaltou Ernani.
Na quarta-feira (7), cerca de 200 profissionais que atuam com crianças e adolescentes participaram de encontro para debater melhorias no sistema de garantia de direitos. O evento foi promovido pela Prefeitura de Uberaba, por meio das três secretarias, em parceria com o Ministério Público de Minas Gerais.
A programação do “Maio Laranja” segue durante todo o mês, com atividades nas unidades de atendimento, blitz educativas, seminário, caminhada, corrida de conscientização e concursos de redação e de rima sobre o tema.