Hospital Unimed Uberaba (Foto/Arquivo)
A Unimed Uberaba emitiu alerta para pacientes e familiares que utilizam o Hospital Unimed, no bairro Abadia. Segundo a instituição, suspeitos estariam se passando por colaboradores da empresa, na tentativa de aplicar golpes, cobrando o pagamento de exames.
Segundo o hospital, familiares estariam recebendo a cobrança de exames de pacientes internados na UTI por ligação. “Entre os argumentos apresentados, essas pessoas dizem que o pagamento seria para ‘agilizar’ a realização dos exames, por problemas de liberação e etc”, explica.
O Hospital Unimed esclarece que não faz este tipo de contato com parentes de beneficiários internados. No caso de dúvidas, é indicado que entre em contato com a instituição.
“Todas as informações sobre pacientes, procedimentos e tratamentos, são prestadas aos familiares pessoalmente. O Hospital pede que familiares não realizem nenhum tipo de pagamento e, em caso de dúvidas, entrem em contato, imediatamente, com o hospital pelo 3318-9200", afirma a instituição através de nota.
Como prevenir golpes?
Com a digitalização, a prática de estelionato e outros crimes contra patrimônio mudaram o formato de atuação. Segundo o major da Polícia Militar, Vagner Morais, os autores migraram do furto simples, para o furto mediante fraude, feito via telefone ou digitalmente. Entre as orientações cedidas pelo policial, a principal é: sempre desconfie. Principalmente quando o indivíduo do outro lado da linha solicitar dados.
“Nenhuma empresa liga pedindo dados pessoais das pessoas. Muito provavelmente eles possam ter os dados lá, eles vão fazer alguns níveis de confirmação com a pessoa, conforme procedimentos próprios de segurança. O problema é que, com o poder de persuasão, o autor retira essas informações da pessoa sem que ela ao menos perceba, dizendo o nome de parentes ou mesmo a pessoa entrega dados pessoais como senha, número de contas, nome completo, CPF, identidade e a própria vítima fornece ao autor essas informações”, explica o oficial.
O major orienta ainda que, no caso de promoções com preços muito distantes da realidade, a atenção precisa ser redobrada. E, sempre que realizar pagamentos, confira se o nome da empresa e CNPJ batem.
“Eles fazem hoje com o PIX. Se tem uma pessoa internada no hospital, ligam para a vítima e dizem que o parente dela precisa fazer um exame. Antes de confirmar o PIX, sai um nome lá. Está em nome do hospital? Não está. Nenhum hospital, nenhuma instituição, tem esse procedimento de pedir pagamento via PIX para exames de pacientes internados, por telefone. Toda pessoa que está internada tem alguém que, como responsável por ela, vai fazer esse acompanhamento. E, se houver algum pagamento, ele vai estar identificado em nome da empresa”, orienta o PM.