Com foco na redução de acidentes e no incentivo a comportamentos mais seguros no trânsito, o Governo de Minas promove neste mês a campanha Maio Amarelo, que reforça ações educativas em todo o estado. Em Uberaba, no entanto, os dados chamam a atenção para um problema recorrente: o excesso de velocidade, com 4.355 autuações, em dados colhidos pelo Estado até o dia 8 de maio.
Segundo dados da Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag-MG), o excesso de velocidade também liderou o ranking de autuações em Uberaba em 2024. Já no ano anterior, o cenário era diferente, a infração mais comum era a falta de registro do veículo no prazo legal de 30 dias após a aquisição. A mudança no perfil das infrações aponta para um agravamento de condutas ligadas diretamente à segurança no trânsito.
Na segunda posição do ranking de infrações registradas, aparece o não uso do cinto de segurança, com 4.138 casos, seguido por conduzir veículo sem licenciamento, com 1.900 infrações. Completam a lista das cinco principais ocorrências em Uberaba: avançar o sinal vermelho do semáforo e dirigir veículo segurando telefone celular.
A campanha Maio Amarelo, que este ano segue o tema “Mobilidade humana, responsabilidade humana”, é promovida pela Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG) em articulação com diversos órgãos estaduais. A iniciativa envolve ações educativas e de fiscalização voltadas principalmente para motociclistas, ciclistas e pedestres, com o objetivo de reduzir a ocorrência de acidentes e mortes no trânsito.