FORTALECIMENTO

Uberaba sedia capacitação para controladores de municípios da Amvale

Publicado em 13/05/2025 às 21:17Atualizado em 13/05/2025 às 22:09
Compartilhar
 (Foto/Divulgação)

(Foto/Divulgação)

Controladores internos de municípios da Associação da Microrregião do Vale do Rio Grande (Amvale) participaram, nos dias 8 e 13 de maio, de capacitação promovida pela entidade em parceria com a Controladoria-Geral do Município de Uberaba. O curso foi conduzido pela controladora-geral de Uberaba e vice-presidente do Conselho Estadual de Controle Interno de Minas Gerais (Coneci-MG), Júnia Camargo.

A capacitação, no anfiteatro da Prefeitura de Uberaba, reuniu gestores dos municípios de Campo Florido, Comendador Gomes, Conceição das Alagoas, Conquista, Delta, Fronteira, Frutal, Itapagipe, Iturama, Planura, Sacramento, Veríssimo e Água Comprida.

O primeiro dia do curso contou com a presença do promotor de Defesa do Patrimônio Público da Comarca de Uberaba, Eduardo Fantinati, que deu as boas-vindas aos participantes e destacou a importância do fortalecimento do controle interno para a prevenção de irregularidades.

"O controle interno é a primeira linha de defesa do patrimônio público. Em parceria com o Ministério Público, formamos uma barreira sólida contra irregularidades, garantindo que os recursos sejam bem aplicados em benefício do cidadão", afirmou Fantinati.

Os temas abordados na quinta-feira (8) incluíram fundamentos da unidade de controle interno, auditoria e ouvidoria pública. A controladora-geral de Uberaba também detalhou as ações promovidas pelo Coneci-MG e os benefícios da filiação ao Conselho, como acesso a cursos, assessoria técnica, materiais especializados e códigos-fonte de sistemas.

Conforme Júnia, a união entre os municípios é fundamental para a consolidação do controle interno em todo o Estado. “Se uma empresa tenta fraudar em Uberaba e encontra um controle interno rígido, pode buscar outra cidade. Mas, se fortalecermos esse controle em toda a região, vamos reduzir significativamente as práticas irregulares”, ressaltou.

Já nesta terça-feira (13), os temas tratados foram correição, transparência pública e integridade, com espaço para dúvidas e sugestões dos participantes ao final.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por