ILUSTRE VISITA

Sem Zema, HC espera ministro para inaugurar Heliponto na sexta-feira

Marconi Lima
Publicado em 07/07/2025 às 21:21Atualizado em 08/07/2025 às 08:26
Compartilhar
 (Foto/Divulgação)

(Foto/Divulgação)

A cerimônia de inauguração do Heliponto, no Hospital de Clínicas da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (HC/UFTM), foi confirmada para sexta-feira (11), às 10h, no Anfiteatro Esmeralda, no prédio da Reitoria da UFTM. Convidados para o evento, o governador de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo), e o vice, Matheus Simões, não comparecerão e mandarão representante.

A direção da UFTM, a Supetintendência do HC e a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) aguardam a confirmação do ministro da Educação, Camilo Santana, e do secretário de Estado de Saúde de Minas Gerais, Fábio Baccheretti, para participarem do evento de inauguração. O presidente da Ebserh, Arthur Chioro, confirmou presença.

A nova unidade do Hospital de Clínicas, da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM), que abrigará o Heliponto e as novas instalações dos Laboratórios de Urgência e Emergência, homenageará a professora e médica Maria Cristina Silva.

Nascida em Frutal, Maria Cristina é graduada em Medicina pela Universidade de Brasília (UnB) e com residência em Terapia Intensiva. Professora do Departamento de Clínica Médica da UFTM, foi uma das responsáveis pela implantação da Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital de Clínicas, ao lado do dr. José Gastão da Cunha Junior.

Ela também foi a primeira mulher a exercer um cargo público de direção no HC/UFTM, atuando como diretora clínica e, posteriormente, como superintendente.

“Reconhecida por sua trajetória pioneira, competência e dedicação ao ensino e à assistência, Maria Cristina Silva deixou um legado marcante na história da universidade, sendo referência para gerações de estudantes e profissionais da saúde”, destacou a reitora da UFTM, Marinalva Barbosa.

Conforme a reitora, a nova unidade representa um importante avanço para o fortalecimento da estrutura de atendimento hospitalar e de formação acadêmica da universidade. O espaço abrigará atividades práticas de internato, estágios supervisionados e residência médica e multiprofissional, reforçando a integração entre ensino, serviço e assistência.

O custo do Heliponto do Hospital de Clínicas da UFTM (Universidade Federal do Triângulo Mineiro), em Uberaba, foi de R$8.370.755,28. A empresa construtora responsável pela obra foi a Construtora Toubes, de Uberaba.

A instalação do Heliponto foi erguida em uma edificação anexa ao Hospital de Clínicas, junto ao Pronto-Socorro. A cessão da área a ser utilizada foi aprovada pela Câmara Municipal de Uberaba (CMU) em dezembro de 2020 e inclui parte da avenida Frei Paulino, no trecho entre a praça Thomaz Ulhôa e a rua da Constituição, totalizando 3,3 mil metros quadrados.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por