(Foto/Divulgação)
A Câmara Municipal de Uberaba (CMU) aprovou o Projeto de Lei (PL) 757/2025, que autoriza a abertura de crédito no valor de R$1.074.981,42, que serão utilizados para atendimento a deficientes auditivos, através de ações no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS) no município.
De acordo com o líder do governo na Câmara Municipal, vereador Diego Fabiano (DC), o dinheiro corresponde a repasse de recursos vinculados, provenientes do governo estadual, destinados à Instituição Clínicas Integradas do Hospital Universitário Mário Palmério. O crédito será repassado em parcela única e utilizado no custeio de procedimentos ambulatoriais da linha de cuidado da saúde auditiva, no âmbito da Rede de Cuidados à Pessoa com Deficiência do SUS.
“Esse é um recurso vindo do governo de Minas, que seria destinado para uma subfunção, da Secretaria de Desenvolvimento Social, mas que atenderá deficientes auditivos e que será transferido para a Secretaria de Saúde, para atender 575 pacientes auditivos”, justificou o líder.
Ainda conforme o democrata cristão, os recursos têm como objetivo apoiar e fortalecer a Atenção Secundária e Terciária no município, com foco na ampliação do acesso e na equidade do cuidado. As ações contemplam serviços especializados ambulatoriais e hospitalares, que incluem procedimentos de média e alta complexidade, como atendimentos de urgência, emergência, apoio diagnóstico e terapêutico.