VELHA GUARDA

Relação de Eduardo Cunha com a cidade ganha destaque no O Globo

Marconi Lima
Publicado em 12/05/2025 às 19:57
Compartilhar

Jornal O Globo destacou em edição do fim de semana as investidas do ex-deputado federal pelo Rio de Janeiro, Eduardo Cunha, por Minas Gerais, em especial Uberaba. O ex-parlamentar conduziu o processo de impeachment da então presidente Dilma Rousseff, na Câmara Federal. À época, ele era presidente daquela Casa Legislativa.

No material publicado no diário carioca, foi destacado que Cunha avalia se candidatar a deputado federal em 2026, por Minas Gerais. O ex-deputado é apoiador do Uberaba Sport Club. Na cidade, ele passou a marcar presença em leilões de gado e em cultos evangélicos neste ano.

Além das ações no esporte, no agronegócio e na religião, O Globo identificou a abertura de cinco rádios ligadas a Cunha em Minas desde o ano passado. Em Uberaba, o ex-presidente da Câmara adquiriu a estação Agora FM e a rebatizou em fevereiro como Rádio Maravilha – é o mesmo nome de uma estação, também ligada a Cunha, que foi aberta em 2024 no Rio, voltada à programação gospel.

Quando a aquisição da rádio mineira foi sacramentada, Cunha já havia sido anunciado, em dezembro, como patrocinador do USC. O clube disputa o Módulo 2 do Campeonato Mineiro e, atualmente, é o laterna do Grupo A, com apenas um ponto.

No mês passado, o ex-presidente da Câmara até gravou um vídeo para as redes sociais do clube, desejando “todo o sucesso na luta para chegar à Primeira Divisão”. A Rádio Maravilha transmite os jogos do Uberaba Sport.

O Globo destacou que o atual presidente do clube, Rodrigo Alcino, tornou-se um dos principais aliados de Cunha na cidade e ciceroneou uma visita do ex-deputado às instalações do time no fim de abril. No mesmo dia, Cunha visitou a abertura da ExpoZebu, feira de gado que também recebeu o governador de Minas, Romeu Zema (Novo), e outro ex-presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL).

Nas redes sociais do USC foi destacada a visita que Eduardo Cunha fez ao CT do Colorado, acompanhado por Rodrigo Alcino.

Conforme O Globo, o retorno à política vem ocorrendo com movimentos discretos. Segundo aliados, Cunha está “observando e testando o terreno” em Minas, antes de aumentar sua exposição pública.

Alvo da Lava-Jato em 2016, ano em que foi cassado na Câmara, Cunha fez campanha em 2022 sob questionamentos em relação à sua elegibilidade e sobre o andamento de seus processos – o Supremo Tribunal Federal (STF) anulou sua condenação no ano seguinte.

Ainda conforme O Globo, através do futebol, Cunha também mantém interlocução com aliados do passado. Ele auxiliou o USC em um pleito para a Federação Mineira de Futebol (FMF) ceder os direitos de imagem de jogos do clube, que serão transmitidos por um canal de TV parceiro da Rádio Maravilha, a ISTV (antiga Universitária).

Assuntos Relacionados
Compartilhar

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

JM Online© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por