Proposta de emenda à Lei Orçamentária Anual (LOA) da vereadora Alessandra Piagem (Solidariedade) foi aprovada nesta segunda-feira (9) para a destinação extra de R$ 1 milhão para o fortalecimento da causa animal. Assinaram com a parlamentar Caio Godoi (PP) e Denise Max (PRD), que também atuam na causa. A LOA já previa a verba de R$ 1.564.606,77 a ser destinada à ampliação do convênio com o Hospital Veterinário da Uniube, em Uberaba.
Nas redes sociais, Alessandra argumenta que "O HVU está sobrecarregado, com a capacidade de internação limitada, neste sentido não se deve ampliar o atendimento do HVU, mas sim credenciar outros estabelecimentos veterinários diversos do HVU. Desta forma, ao invés de sobrecarregar o HVU ele será “desafogado” com o atendimento prestado por outros estabelecimentos". Contudo, a emenda aprovada em plenário destina a verba à instituição.
Questionada pela reportagem do Jornal da Manhã, a vereadora, por meio de seu departamento jurídico, explica que a emenda destina a verba ao HVU por não haver outro projeto destinado à causa animal no governo municipal. "Hoje, como a única ação orçamentária de atendimentos a animais via convênios com terceiros está relacionada à ação do convênio com o HVU, tecnicamente a emenda deve ser destinada a esta ação. Ou seja, não seria possível abrir outra ação no orçamento".
Mas reforça a necessidade de se propor novas ações e explica que a verba aprovada servirá de respaldo para o próximo ano. "Acreditamos realmente que o HVU está sobrecarregado e que outros convênios deveriam ser realizados com outros estabelecimentos, proporcionando melhor atendimento aos animais. Ampliando a previsão orçamentária na LOA, será possível dar respaldo para, sendo esta a intenção política dos governantes, propor a ampliação da rede de atendimento médico veterinário (com o credenciamento de novos estabelecimentos) no ano que vêm. É uma sugestão que a Vereadora está dando desde agora. Caso, de fato, no primeiro ano da próxima legislatura não se consiga avançar rumo à realização de convênios com outras clínicas, o orçamento já estará resguardado à utilização no Convênio já existente com o HVU", diz nota enviada ao JM.
Com o aditivo, Alessandra pontua que governo municipal terá condições de "desafogar" a entidade, pois há dois hospitais veterinários no município. “Existiu a ideia de usar o Ambulatório Pet como um local para desafogar a internação do HVU, mas não faz sentido. O Ambulatório Pet precisa fazer o atendimento veterinário completo, de 'ponta a ponta', e não funcionar como enfermaria para internação de animais atendidos pelo HVU. O próprio HVU resolverá suas limitações com a construção do novo HVU, a ser feita pela Uniube, e não com o ambulatório público sendo usado como apoio à internação de animais atendidos no HVU pelo convênio”, finaliza.