(Foto/Divulgação)
A Secretaria Municipal de Educação (Semed) reiterou que está mantida a data de entrega total dos quase 35 mil kits escolares para todas as 79 unidades de ensino até o próximo dia 9, sexta-feira. Durante entrevista ao programa Pingo do J, na Rádio JM, a presidente da Comissão Permanente de Educação da Câmara Municipal de Uberaba, vereadora Rochelle Gutierrez (PDT), destacou que o colegiado tem acompanhado essa distribuição.
A Semed destacou ainda que cabe a cada escola ou Cemei definir a própria data e logística de entrega para os alunos, garantindo o pleno funcionamento e organização de cada unidade. A primeira remessa dos kits começou a ser distribuída na rede municipal quase três meses após o início das aulas.
De acordo com Rochelle, a comissão já está acompanhando a elaboração do processo de aquisição dos kits escolares para 2026. O objetivo é evitar que ocorra atrasos na distribuição do material, como ocorreu este ano.
A parlamentar, que também é professora na rede municipal, destacou que ocorreram muitos problemas em função do atraso. Algumas unidades escolares tiveram que fazer uso do caixa próprio para aquisição de material, para que não houvesse prejuízo na aplicação do conteúdo escolar.
“Mas estive em contato com a Secretaria Municipal de Educação e foi garantido que até o próximo dia 9 todos os kits serão entregues na rede municipal de ensino”, destacou Rochelle.
O edital para licitação dos kits escolares foi publicado em novembro do ano passado e 14 empresas entraram na disputa do contrato. A primeira colocada no certame foi desclassificada porque os materiais apresentados não atenderam aos critérios exigidos. Com isso, foi preciso chamar a próxima colocada para análise de amostras antes da homologação do resultado.
A empresa JC da Silva Suprimentos para Escritório, de São Paulo (SP), foi declarada vencedora da licitação na primeira quinzena de fevereiro, pouco depois do retorno das aulas na rede municipal.
Para evitar atrasos na entrega dos kits no próximo ano, a Prefeitura informou que já está em andamento o processo para aquisição dos materiais para 2026.