A vereadora Rochelle Gutierrez (PDT) apresentou requerimento, no qual solicita à Prefeitura de Uberaba informações atualizadas sobre o funcionamento do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) Municipal. O pedido da vereadora foi aprovado pelos colegas de plenário.
A parlamentar encaminhou ao Executivo alguns questionamentos, como qual o atual quantitativo de ambulâncias em operação exclusivamente pelo Samu Municipal e qual o número de funcionários atualmente em efetivo exercício no serviço.
Rochelle também questionou como são organizadas as escalas de trabalho dos médicos e qual o tempo médio de espera em atendimentos realizados por ambulância de suporte avançado. A parlamentar quer saber qual o tempo médio de espera em atendimentos realizados por ambulância de suporte básico e como estão as tratativas para a implantação do Samu Regional e, também, se existe um cronograma definido para a transição.
Conforme a pedetista, a solicitação se justifica diante da necessidade de obter informações atualizadas sobre o funcionamento do Samu Municipal e sobre o processo de implantação do Samu Regional.
“Considerando a importância do serviço para a garantia do atendimento rápido e eficiente às urgências e emergências, torna-se fundamental conhecer o quantitativo de ambulâncias disponíveis, o número de profissionais em efetivo trabalho, os tempos médios de resposta às ocorrências, bem como a forma de organização das escalas médicas”, disse Rochelle.
Para a vereadora, é imprescindível acompanhar de perto as tratativas relacionadas à transição para o modelo regionalizado do Samu, de modo a assegurar que a implantação ocorra de forma planejada, eficiente e sem prejuízo à população.
“A transparência das informações solicitadas é essencial para a fiscalização das políticas públicas de saúde e para o fortalecimento do controle social”, finalizou Rochelle.