Um servidor do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) foi agredido por um morador de Patos de Minas, na região do Alto Paranaíba, no último sábado (10 de maio), enquanto realizava uma visita a um estabelecimento comercial.
De acordo com o IBGE, o servidor realizava a atualização cadastral de uma pesquisa econômica quando foi surpreendido por uma agressão física do entrevistado, que acreditou se tratar de um golpista. A vítima, lotada na agência do IBGE que atende o Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba, procurou a Polícia Militar e registrou um boletim de ocorrência.
Em nota, o instituto repudiou a violência e manifestou "total solidariedade" ao servidor, que "apenas cumpria seu dever de contribuir com a produção de estatísticas públicas essenciais para o desenvolvimento do país".
O IBGE esclareceu ainda que a veracidade da identidade dos servidores pode ser confirmada por meio do portal oficial do instituto ou pelo telefone 0800 721 8181.
No comunicado, o órgão também pediu à população que acolha os agentes com atenção e respeito, e reiterou que, em caso de dúvidas, os canais oficiais estão disponíveis para confirmar a legitimidade das visitas.
Fonte: O Tempo