A Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Uberaba realiza nesta quarta e quinta-feira, 14 e 15 de maio, a segunda edição do Feirão Oportunidade Nome Limpo. A iniciativa tem como principal objetivo oferecer aos consumidores inadimplentes a chance de renegociar suas dívidas com condições facilitadas e descontos especiais. Nesta edição, o evento ganha reforço com a participação de novos parceiros, ampliando as possibilidades de negociação e fortalecendo o apoio às empresas associadas.
Segundo a advogada e gerente jurídica da CDL, Ana Carolina Abbade, o feirão tem como foco “ajudar as empresas e a população a negociar suas dívidas com condições facilitadas”. Para isso, além dos atendimentos presenciais, haverá orientação jurídica gratuita, com esclarecimentos de dúvidas e encaminhamentos sobre onde e como resolver demandas específicas.
Dados nacionais divulgados pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) apontam que cerca de 68,11 milhões de consumidores estão inadimplentes. De acordo com Ana Carolina Abbade, a maioria das dívidas negociadas envolve contas básicas, como energia, água e cartão de crédito. Para auxiliar os consumidores, a iniciativa também mantém o seu caráter presencial e acolhedor.
“O feirão tem um papel de conscientização, a saúde financeira impacta na vida social e autoestima das pessoas, por esses motivos e por outros eventos como esse, buscamos esclarecimentos dos problemas financeiros e direitos do consumidor, auxiliando aqueles que buscam resolver seus problemas”, explica a advogada.
Esta edição busca dar continuidade ao trabalho desenvolvido em 2024, quando mais de 500 atendimentos foram realizados. Para 2025, a expectativa é superar esse número, impulsionada por novas parcerias com bancos, Procon, Codau e outras empresas associadas, ampliando assim as possibilidades de negociação para os consumidores e a recuperação de crédito para os empreendedores.
O 2ª Feirão Oportunidade Nome Limpo acontece no prédio da CDL Uberaba, localizado na rua Luís Soares, nº 520, bairro Fabrício, das 8h às 18h. O evento é gratuito e aberto a toda a população, independentemente do perfil da dívida ou da situação cadastral do CPF.