Presidente da Codau, Rui Ramos, em plenário na Câmara de Uberaba para falar sobre o Cadastro de Exceção (Foto/Reprodução TV Câmara)
Em plenário para explicar o Cadastro de Exceção, presidente da Codau (Companhia Operacional, de Desenvolvimento e Ações Urbanas de Uberaba), Rui Ramos alegou aos vereadores que a medida sempre existiu na autarquia. Segundo ele, o valor lançado nas contas, que superava R$ 500 na maioria, se trata de tarifa não hidrometrada, correspondente a uma tarifa de consumo de 50 m3.
Rui Ramos revelou que a situação ocorreu em 3.523 contas, o que corresponde a 2,71% do total de 130 mil ligações. E, ainda conforme Rui, desses mais de 3,5 mil clientes, apenas 148 pagaram a taxa extra e a Codau já ressarciu quase todos eles. O presidente ainda alegou que os clientes puderam optar por lançamento de crédito em conta bancária, ou crédito em futuras contas de água.
“Não foi um problema generalizado, como se transmitiu em Uberaba. A Codau não quer receber nada além do que é devido. Usamos de todos os meios de comunicação. E ainda tem alguns casos que necessitam regularizar o cadastro até julho, ou podemos pagar multa”, disse Rui Ramos.
O presidente ainda garantiu aos vereadores que a Codau lançou de todos os meios para informar aos consumidores a necessidade de procurarem a companhia para regularização de cadastro. Rui Ramos destacou que dos mais de 3,5 mil consumidores que receberam a conta com taxa extra, já regularizaram a situação e, por consequência, o valor foi atualizado, já sem o valor adicional.
Em relação as reclamações que foram apresentadas ao Procon, de um total de 15, o presidente da Codau disse que apenas seis tinham relação com a taxa extra.