ALGO POSITIVO

Quatro escolas estaduais de Uberaba podem adotar o modelo cívico-militar

Joanna Prata
Publicado em 04/07/2025 às 22:18
Compartilhar
 (Foto/Divulgação)

(Foto/Divulgação)

A Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG) confirmou que está em andamento processo de escuta junto às comunidades escolares para possível ampliação do Programa das Escolas Cívico-Militares no estado. Segundo informações obtidas pela reportagem, reunião virtual foi realizada nesta semana, envolvendo 12 escolas estaduais interessadas em adotar o modelo, entre elas quatro unidades localizadas em Uberaba: Escola Estadual Horizonta Lemos, Aurélio Luiz da Costa, Henrique Kruger e Francisco Cândido Xavier.

Em nota, a SEE/MG informou que a adesão ainda não está definida e que, nesta primeira etapa, as escolas passarão por assembleia com a participação de gestores, professores, alunos, servidores e responsáveis para manifestação formal de interesse. A implantação será feita apenas após análise da secretaria, que avaliará as condições e critérios para inclusão no programa. Mesmo com o apoio da comunidade escolar, a adesão não é automática.

O modelo cívico-militar, implementado em Minas Gerais desde 2020, prevê gestão compartilhada entre a Secretaria de Educação, a Polícia Militar e o Corpo de Bombeiros, com foco em valores como disciplina, cooperação e cultura de paz. Segundo a pasta, a proposta não altera o currículo escolar nem a estrutura pedagógica ou o quadro de funcionários das unidades de ensino.

Dados divulgados pela SEE/MG apontam melhora em indicadores educacionais nas nove escolas que já seguem o modelo no estado. O Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) no Ensino Fundamental subiu de 3,5 em 2017 para 5,0 em 2021, com leve recuo para 4,6 em 2023. Já no Ensino Médio, o Ideb cresceu de 2,8 para 4,0 no mesmo período. Além disso, a taxa média de abandono escolar caiu de 4,92% em 2022 para 2,96% em 2023.

Já há experiência de escola cívico-militar em Uberaba. A Escola Municipal José Geraldo Guimarães, no bairro Pacaembu, passou por votação comunitária e firmou acordo técnico para adesão ao modelo nacional, recebendo recursos federais para melhorias na infraestrutura. A Prefeitura arcou com os custos dos profissionais e, apesar do fim do programa federal, manteve a iniciativa.

Além disso, o programa liderado por Minas está entre medidas que visam reverter o processo de municipalização das escolas estaduais. Isso inclui centralizar novamente a gestão sob a SEE/MG, reforçando suporte técnico e administrativo por meio de parcerias com a PMMG e o Corpo de Bombeiros. A mudança busca garantir padronização de políticas educativas e compartilhar investimentos entre Estado e municípios, evitando fragmentação de recursos e gestão.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por