BOA AÇÃO

Justiça transforma 2ª Vara Criminal em Vara de Violência Doméstica e Familiar

Marconi Lima
Publicado em 03/07/2025 às 21:22Atualizado em 04/07/2025 às 05:42
Compartilhar

Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) confirmou nesta semana, durante a Conferência Municipal de Políticas para Mulheres, a transformação da 2ª Vara Criminal em Vara de Violência Doméstica e Familiar na Comarca de Uberaba.

A vereadora Luciene Fachinelli (União) destacou que se trata de uma reivindicação antiga para Uberaba e agora anunciada pelo TJMG. Ela assegurou que, em 2022, esteve em Belo Horizonte, em tratativas junto ao Poder Judiciário para que fosse concretizada a implantação da Vara de Violência Doméstica e Familiar.

Conforme a parlamentar, a instalação da vara de proteção à mulher irá acelerar ainda mais a tramitação dos processos e dar às mulheres a atenção necessária junto ao Poder Judiciário.

“Ainda em 2022 me reuni com o TJMG, no sentido de sensibilizar aquela corte da necessidade da instalação da Vara de proteção à mulher em nossa cidade. Hoje a materialização desse sonho se confirmou e coroa toda a rede de atenção e proteção à mulher na comarca de Uberaba. Importante também ressaltar o trabalho do doutor Fabiano Veronez junto ao Poder Judiciário para a materialização dessa conquista”, ressalta.

De acordo com a vereadora, a instalação deverá ocorrer em breve e trará a Uberaba importantes nomes do Judiciário mineiro.

A Vara de Violência Doméstica e Familiar é uma unidade judiciária especializada, criada para julgar casos de violência contra a mulher, conforme estabelecido pela Lei Maria da Penha (Lei nº 11.340/2006). Esses juizados possuem competência tanto cível quanto criminal para lidar com as questões decorrentes dessa violência.

Assuntos Relacionados
Compartilhar

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

JM Online© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por