Na conta, são apontadas divergências quanto à cobrança de resíduos sólidos (Foto/Divulgação)
Aviso de cobrança complementar de resíduos em contas da Codau preocupa contribuintes. Esse valor extra é decorrente de divergências na fatura de resíduos sólidos e a diferença do débito foi parcelada. Questionada pelo Jornal da Manhã, a companhia informou que a medida atinge cerca de 37% de consumidores e o valor máximo identificado foi de um resíduo de R$50.
Ao JM, consumidora manifestou sua indignação com a medida, afirmando que paga as contas em dia, sem atrasos. Na avaliação dela, se houve erro na cobrança, é uma situação que não deveria ser repassada ao contribuinte. “Se a Codau cobrou errado, por que o problema é meu?”, questiona.
A mesma reclamação foi feita por outras três pessoas ao Jornal da Manhã. Uma delas pontua a falta de transparência sobre a cobrança. “Simplesmente chega um aviso na conta e a cobrança começa. Como assim, gente?”, declara.
Em nota, a Codau informou que as inconsistências se originaram no processo de implantação da cobrança da tarifa de lixo na conta de água. A inconsistência dos valores foi identificada pelo Consórcio S e coube à companhia realizar o levantamento das contas cuja cobrança foi feita de forma equivocada, lançando o valor residual em até sete parcelas, de junho a dezembro de 2025, para onerar menos o consumidor.
“Cerca de 37% dos consumidores, em cujas contas foram identificados valores a serem pagos, receberão a cobrança que varia de R$0,01 (um centavo) a no máximo R$7,70 nos próximos sete meses. Nestes casos, o valor máximo identificado foi de um resíduo de R$50,00. As demais cobranças estão em um grupo que representa 0,5% dos consumidores e, nesses casos, as situações são exceções e passam por problemas de corte de água, troca de hidrômetro e outras particularidades”, diz a Codau, em nota.
Questionada, a Codau informou que não há de se falar em erro na cobrança. “Referem-se a valores devidos pelos consumidores e que não foram cobrados”, explicou, em nota complementar.
A companhia ainda coloca seus canais de atendimento à disposição de quem tiver dúvidas complementares, pelo SAC, atendimento presencial, no Praça Uberaba Shopping ou pelo WhatsApp 34-99908 2290.