OPERAÇÃO EXCHANGE

PF faz operação contra grupo sancionado pelos EUA por suposta ligação com o PCC

Publicado em 03/07/2026 às 10:08
Compartilhar
 (Foto/Reprodução)

(Foto/Reprodução)

A Polícia Federal prendeu, na manhã desta sexta-feira (3), uma secretária investigada por suposta ligação com o Primeiro Comando da Capital (PCC) durante a Operação Exchange. Outro alvo da ação, um empresário apontado nas investigações, é considerado foragido.

A operação mobilizou mais de 50 policiais federais para cumprir 11 mandados de prisão temporária e 13 de busca e apreensão em endereços localizados nas cidades de São Paulo, Santos, Praia Grande e Santana de Parnaíba. Até o momento, sete pessoas foram presas.

Segundo a Polícia Federal, a Justiça Federal também determinou o bloqueio de bens, valores e criptoativos dos investigados, até o limite de R$ 10,4 bilhões. Os alvos poderão responder por associação criminosa, lavagem de dinheiro e evasão de divisas.

Os dois principais investigados já haviam sido alvo de sanções do Departamento do Tesouro dos Estados Unidos, que os apontou como integrantes de uma estrutura de lavagem de dinheiro supostamente ligada ao PCC. De acordo com as autoridades norte-americanas, a secretária teria atuado como intermediária na movimentação de grandes quantias em dinheiro e no apoio logístico às operações financeiras do grupo.

O empresário investigado é sócio de uma empresa citada em apurações sobre lavagem de dinheiro e mencionada em investigações envolvendo o crime organizado.

Em nota, a defesa do empresário informou que ainda não teve acesso às decisões judiciais que fundamentaram a operação e afirmou que só irá se manifestar após analisar os autos do processo. Até o momento, a defesa da secretária não havia se pronunciado.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2026Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por