Animal foi encontrado após o degelo de áreas localizada no Canadá (Foto/Reprodução / Yukon Government)
Um garimpeiro encontrou uma misteriosa bola de pelo, em 2018, nos campos de ouro de Klondike perto de Dawson City, no território de Yukon, no Canadá, de acordo com o Yukon Beringia Interpretive Center. A princípio, a bola de pelos e garras marrons e mutiladas não foi facilmente identificada.
Porém, varreduras de raios-X revelaram que esse caroço do tamanho de uma toranja é na verdade um esquilo terrestre mumificado de 30.000 anos.
"Não é totalmente reconhecível até que você veja essas mãozinhas e essas garras, e você veja uma pequena cauda e depois veja as orelhas", disse Grant Zazula, paleontólogo do governo de Yukon, à CBC.
Em uma investigação mais aprofundada feita pelo veterinário Jess Heath, descobriu-se que se tratava de um jovem esquilo terrestre do Ártico que provavelmente morreu durante a hibernação, possivelmente durante o primeiro ano de vida. "Pudemos ver que estava em ótimas condições e apenas enrolado como se estivesse dormindo", disse Heath à CBC.
Os campos de ouro Klondike do Yukon foram cobertos por permafrost – solo congelado – desde a Idade do Gelo. Isso torna a área perfeita para preservar criaturas que morreram naquela época - cabelos, unhas e tudo.
Segundo especialistas, é provável que descobertas como essas se tornem mais comuns à medida que as temperaturas globais continuam subindo devido às emissões humanas de gases que retêm o calor, como dióxido de carbono e metano. Desta forma, acontece o degelo do permafrost tornando mais possível o aparecimento destes animais.
Fonte: O Tempo