Celebrado no próximo domingo (11/5), o Dia das Mães promete movimentar R$ 3,89 bilhões no varejo mineiro, segundo pesquisa da Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas dos Estado de Minas Gerais (FCDL-MG).
O levantamento indica que 12 milhões de mineiros devem comprar presentes para a data e o ticket médio é de R$ 293,13 - valor 7,4% superior ao de 2024. Além disso, 84% dos entrevistados também pretendem celebrar a data com um almoço ou jantar especial.
Entre os produtos mais procurados para as mães, segundo os entrevistados, estão vestuário (35,4%), seguido por cosméticos e perfumaria (22,0%), calçados (14,6%) e floricultura (14,6%).
“É uma data de grande apelo emocional e isso, somado às estratégias comerciais fortes, transforma o período em um cenário fértil para o consumo. E a pesquisa nos mostra que os mineiros não vão abrir mão de separar em seu orçamento um valor para a compra dos presentes, mesmo diante das condições cautelosas que o cenário econômico do País ainda nos impõe”, avalia o economista da FCDL-MG, Vinícius Carlos Silva.
No que tange às formas de pagamento, o cartão de crédito parcelado será utilizado por 28,0% dos entrevistados, seguido pelo cartão de crédito à vista (26,0%), o Pix (22,0%) e o cartão de débito (20,0%). Apenas 4,0% irão pagar em dinheiro. “A opção pelas compras parceladas são uma forma de os consumidores maximizarem seu poder de compra, sem comprometer sua liquidez mensal”, afirma o economista da FCDL-MG.
A pesquisa da FCDL-MG também procurou saber, entre o percentual de consumidores que não irão presentear (35,1%), qual a justificativa para tal decisão. A maioria (70%) respondeu que o motivo é a ausência da mãe. Outros 20% disseram ser por motivos particulares e 10% por questões financeiras.
Fonte: O Tempo.