Praia Clube x Minas (Foto: Eliezer Esportes/ Praia)
O Mundial de Clubes feminino de vôlei 2024 começa nesta segunda-feira, 16 dezembro, em Hangzhou, na República Popular da China. Na competição, Dentil Praia Clube e Gerdau Minas estreiam contra equipes italianas, que são consideradas as principais favoritas ao título. O primeiro a entrar em quadra será o time da Rua da Bahia, comandado por Nicola Negro, que enfrentará o Vero Volley Milano às 22h (de Brasília). Já o aurinegro de Uberlândia terá pela frente o Conegliano, de Gabi Guimarães, na madrugada de terça-feira (17/12), às 1h30 (de Brasília).
O Minas, que estreia no Grupo A, disputa o Mundial pela sétima vez em sua história. A equipe se classificou após conquistar o bicampeonato do Campeonato Sul-Americano. Na primeira rodada, enfrentará o estrelado Vero Volley Milano, atual vice-campeão europeu, que conta com atletas renomadas, como Paola Egonu, Miriam Sylla, Anna Danesi e Alessia Orro. O Grupo A ainda inclui as anfitriãs do Tianjin Bohai Bank, da China, e o Zamalek Sporting Club, campeão africano do Egito.
Liderado pela capitã Thaisa, pela ponteira dominicana Peña e pela oposta brasileira Kisy, o Minas tentará conquistar o topo do pódio no Mundial pela terceira vez, após vice de 1992 e 2018. Presente nas três últimas edições da competição, o time da Rua da Bahia chegou às semifinais em 2021 e 2022, mas terminou em quarto lugar. Para alcançar o objetivo nesta edição, o Minas precisará superar o Milano na estreia, garantindo três pontos importantes para começar bem a caminhada rumo aos playoffs.
“Estar disputando o Mundial é sempre muito positivo, porque enfrentamos os melhores jogadores do planeta. Isso nos faz crescer, ajuda a desenvolver nosso voleibol e, com certeza, vai fortalecer a equipe para o restante da temporada no Brasil”, destaca Thaisa.
Dentil Praia Clube entra em quadra na madrugada de terça
Líder da Superliga, o Praia terá compromisso ainda mais duro na rodada de abertura do Grupo B, enfrentando o poderoso Imoco Conegliano, atual campeão europeu e italiano, que tem na ponteira Gabi Guimaraão, na chinesa Zhu Ting e na líbero, campeã olímpica Monica De Gennaro alguns de seus destaques. A partida será na madrugada de terça-feira, 17 de dezembro, às 1h30.
A edição 2024 marcará a sexta participação seguida do Praia no Mundial. O time de Uberlândia, que nesta edição conta com as medalhistas olímpicas Macris, Carol Gattaz e Natinha como destaques, busca por medalha inédita, após o quarto lugar na estreia, em 2018, e na temporada 2023. Além delas, a russa Sofya Kuznetsova e as americanas Payton Caffrey e Nia Reed que são a força do ataque aurinegro.
“Mundial é de extrema importância para nós é o sonho de qualquer atleta, e estar presente todos os anos nessa competição é sempre o nosso objetivo. Sabemos que o nível é muito alto, mas queremos aproveitar essa oportunidade para dar um passo a mais na nossa preparação e também brigar pelos nossos objetivos”, destaca a central Carol Gattaz.
Praia e Conegliano se enfrentaram nas edições de 2021 e 2022 do Mundial e clubes de vôlei feminino e nos dois confrontos as italianas venceram por 3 a 0. A chave do Mundial de Clubes da equipe de Uberlândia também conta com o NEC Red Rockets Kawasaki, do Japão, time da oposta Lorrayna, e com o LP Bank Ninh Binh, da Tailândia.
Mundial de Clubes de vôlei feminino 2024: onde assistir
O público poderá assistir às partidas do Mundial de Clubes de vôlei masculino 2024 nos canais ESPN. Pela internet, os fãs de vôlei também podem acompanhar as emoções do torneio no streaming do Disney+, além da Volleyball World, que também é uma plataforma de streaming da Federação Internacional de vôlei.
Confira as equipes do Mundial de Clubes de Vôlei Feminino 2024
Ficha técnica