A VLi contratará um estudo técnico para avaliar a melhor forma de sinalização a ser implantada na passagem em nível. (Foto/Ilustrativa)
Cancela que organiza o tráfego de veículos na rua Espanha, no bairro Fabrício, poderá ser automatizada. Ao Jornal da Manhã, a VLI Multimodal S.A., empresa de logística que controla concessões de transporte ferroviário de cargas no Brasil, informou que contratará um estudo técnico para avaliar a melhor forma de sinalização a ser implantada na passagem em nível. Vale mencionar que a operação é realizada por servidores da Prefeitura de Uberaba, que devem ser realocados assim que a empresa assumir a responsabilidade pelo dispositivo.
A operação da cancela foi questionada por ouvinte da Rádio JM, apontando rumores sobre a possível automatização. Procurada pela reportagem, a VLI confirmou que realizará o estudo, embora sem garantir, até o momento, que a cancela será de fato automatizada.
De acordo com a controladora da linha férrea, “tão logo os resultados sejam concluídos, a companhia definirá os próximos passos, em parceria com a administração municipal de Uberaba”. No entanto, ainda não há prazo definido para a finalização do levantamento técnico nem para o início de eventuais intervenções.
Atualmente, a liberação do trânsito no local é feita manualmente por servidores do município. Em nota, a Secretaria de Serviços Urbanos e Obras (Sesurb) informou que, “assim que a VLI assumir a sua responsabilidade pelas cancelas de liberação do trânsito em ruas que cortam linhas férreas, os servidores municipais da pasta serão remanejados às suas funções de origem, voltando a atuar normalmente como braçais e vigias”.
O assunto já foi pauta de reunião realizada no início deste mês entre a prefeita Elisa Araújo e representantes da VLI. Durante o encontro, a chefe do Executivo cobrou agilidade na instalação de cancelas eletrônicas em trechos urbanos da ferrovia. A empresa, por sua vez, solicitou o prazo de até três anos para viabilizar as melhorias. Segundo a Prefeitura, a operação manual das cancelas gera um custo aproximado de R$300 mil por ano.
Além da questão da automatização, a reunião também tratou de demandas relacionadas à limpeza das áreas sob domínio da VLI e da segurança estrutural do viaduto na avenida Doutor José Maria dos Reis, no bairro Estados Unidos.
A expectativa agora é que o estudo técnico da empresa traga definições concretas sobre as intervenções na rua Espanha e, possivelmente, em outros pontos da linha férrea que cortam o perímetro urbano de Uberaba.