NO KM 174

Vandalizado, radar na BR-050 está temporariamente inoperante

Dandara Aveiro
Publicado em 13/03/2025 às 09:54Atualizado em 13/03/2025 às 14:27
Compartilhar

A Ecovias Minas Goiás, antiga Eco050, responsável pela administração da BR-050, esclareceu que o radar em questão está em manutenção após ter sido vandalizado por um transeunte (Foto/Divulgação)

Motoristas que trafegam diariamente pela BR-050, em Uberaba, têm manifestado preocupação com a situação do radar localizado no km 174, sentido Delta, próximo ao antigo Posto Zote. Segundo um ouvinte da Rádio JM, o equipamento não está funcionando atualmente e a falta de sinalização adequada tem gerado risco de acidentes. A concessionária responsável pela rodovia informou que o aparelho passa por reparos que devem ser concluídos no mês de abril. O retorno da operação segue com data indefinida.

De acordo com a denúncia, muitos condutores freiam bruscamente no trecho, aumentando o risco de colisões. "Quem sabe que o radar não funciona, passa a mais de 100 km/h e quem não sabe, freia, geralmente, em cima, já que o mesmo não dá visibilidade antes e nem tem sinalização adequada. Todos os dias, passo ao menos duas vezes e em todas, vejo quase possíveis acidentes. Ali é uma tragédia anunciada", relatou o ouvinte. 

A Ecovias Minas Goiás, antiga Eco050, responsável pela administração da BR-050, esclareceu que o radar em questão está em manutenção após ter sido vandalizado por um transeunte. No entanto, a empresa informou que o aparelho se encontra tampado com uma lona para indicar sua inoperância.  

Segundo informações obtidas pelo JM, a concessionária retirou temporariamente as sinalizações relativas à redução da velocidade no local, até o que o problema seja solucionado, já que o equipamento ainda não está apto para fiscalizar os motoristas que trafegam pelo trecho. “O processo de reparo do aparelho já está em andamento e a previsão é que seja concluído até meados de abril”, afirmou a assessoria da Ecovias. 

Com relação à data para o aparelho voltar a operar definitivamente, esta ainda segue indefinida. Segundo a concessionária, a reativação não está sob sua total responsabilidade, pois também depende da validação da Polícia Rodoviária Federal (PRF). "Pode acontecer logo em seguida à conclusão dos reparos, mas pode ser que demore mais um tempo. A concessionária teria de destampar o aparelho primeiro e realizar a reimplantação da sinalização, antes dele voltar a operar", esclarece a Ecovias.

A concessionária ainda ressalta que, mesmo com o radar inativo, o limite de velocidade no referido trecho, localizado no perímetro urbano de Uberaba, é de 70 km/h. “As placas que foram removidas indicavam redução de velocidade em pontos de fiscalização, mas o restante do trecho permanece sinalizado e é importante que os usuários respeitem os limites indicados”, finaliza a empresa.

Outros radares

O Jornal da Manhã aproveitou a denúncia feita pelo ouvinte e questionou à Ecovias sobre outros radares na BR-050. Sobre os aparelhos próximos ao bairro Alfredo Freire, a concessionária informou que estão localizados no km 171, em pleno funcionamento. Já outro equipamento, instalado 200 metros antes, passa por reparos, também devido a atos de vandalismo. Segundo a empresa, assim que a manutenção for finalizada, ele será reativado imediatamente.

"A Ecovias Minas Goiás ressalta que monitora a situação e realiza estudos periódicos para avaliar a necessidade de adotar medidas preventivas adicionais no perímetro urbano de Uberaba", diz nota oficial.

Assuntos Relacionados
Compartilhar

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

JM Online© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por