SUBIU O TOM

Sesurb dá 15 dias para operadoras começarem a tirar cabos sem uso em Uberaba

Comunicado foi encaminhado às empresas nessa terça-feira e a meta é que até o fim do ano a Claro, Vivo, TCF Telecom e a Algar apresentem resultados da operação

Publicado em 05/05/2025 às 21:00Atualizado em 06/05/2025 às 19:07
Compartilhar

Além da retirada de cabos em desuso, o comunicado da Sesurb cobra que seja feito o alinhamento dos fios em uso para reduzir a poluição visual (Foto/Divulgação)

Secretaria de Serviços Urbanos e Obras (Sesurb) dá 15 dias para as operadoras de telefonia Claro, Vivo, TCF Telecom e Algar iniciarem a retirada de cabos inutilizados e promoverem o alinhamento dos fios em uso espalhados pela cidade. O prazo foi informado por meio de comunicado encaminhado às empresas nessa terça-feira (6), segundo informou o titular da pasta, Pedro Henrique Arduini Guedes. A medida integra o plano de manutenção da rede, que deverá ser concluído até o fim de 2025.

A ação é fruto de reuniões de alinhamento entre a Sesurb e as operadoras e da entrega de cronogramas de execução por parte das empresas. Segundo o secretário, algumas delas haviam proposto prazos de até dois anos para a conclusão dos serviços, o que não foi aceito pela pasta. A exigência do município é que todas se adequem até dezembro de 2025.

“Comunicamos todas as operadoras para que iniciem os trabalhos em até 15 dias. Esperamos que até o fim deste ano já tenhamos resultados visíveis, com menos poluição visual, mais segurança para quem circula nas ruas e menos prejuízos com quedas de serviço de telefone e internet”, afirmou o secretário.

Além do plano de ação, a secretaria também trabalha na elaboração de um decreto municipal para regulamentar a manutenção das redes aéreas pelas operadoras, a atuação fiscalizadora da Cemig e as penalidades previstas em caso de descumprimento. A fiscalização da concessionária será iniciada logo após o término dos prazos acordados e poderá resultar em medidas como corte dos cabos fora do padrão e aplicação de multas.

Pedro Arduini destaca ainda que, até o momento, todas as empresas têm se mostrado colaborativas e dispostas a atender às demandas do município, mas reforça que a regulamentação se faz necessária para garantir que o processo siga de forma eficiente e dentro dos prazos definidos. “A prioridade da Sesurb é com o cidadão. Estamos oferecendo, dentro do diálogo, uma oportunidade para que as empresas se adequem, melhorem a prestação dos serviços e contribuam com o ordenamento urbano da cidade”, finalizou Arduini.

Assuntos Relacionados
Compartilhar

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

JM Online© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por