Prefeitura de Uberaba busca identificar os suspeitos da prática para sanções administrativas e programa o recolhimento dos resíduos. Vale lembrar que a poda de árvores é prerrogativa da administração pública e dos entes por ela autorizados para tal, devendo ser solicitada previamente
Segundo a denunciante, os resíduos permanecem no local a cerca de 30 dias sem que nenhuma providência seja tomada (Foto/Reprodução)
A poda de árvores realizada em uma praça do bairro Alfredo Freire 1 gerou incômodo entre os moradores e foi motivo de reclamação ao Jornal da Manhã. De acordo com relatos, os galhos cortados na rua Homero Nascimento estão acumulados no local há quase um mês. A Prefeitura de Uberaba informou que a intervenção é irregular, uma vez que foi feita sem autorização. Além de possíveis sanções administrativas, a Prefeitura informa que o recolhimento dos resíduos será realizado ainda nesta semana.
Uma das moradoras da região reclamou que a praça em frente ao posto de saúde do bairro estava tomada por galhos de árvores deixados após uma poda. Segundo a denunciante, os resíduos permanecem no local a cerca de 30 dias sem que nenhuma providência seja tomada. "Aqui tem uma praça onde fizeram a poda das árvores, mas largaram os galhos. Não recolheram o que foi cortado, e isso já tem quase um mês”, contou à reportagem.
Procurada pelo JM, a Secretaria de Serviços Urbanos e Obras (Sesurb) informou que a poda em questão ocorreu de forma irregular, sem autorização da Prefeitura de Uberaba. De acordo com a pasta, a intervenção foi feita por terceiros e comprometeu significativamente a estrutura das árvores, resultando no surgimento de "cabides", como são chamados os cortes inadequados dos galhos principais, que prejudicam o desenvolvimento saudável das plantas.
A Sesurb confirmou que realizará o recolhimento dos galhos deixados no local até esta sexta-feira (9). Paralelamente, o órgão tenta identificar os responsáveis para que sejam notificados, conforme prevê a legislação municipal. A Secretaria ainda reforçou que “podas em áreas públicas devem ser feitas exclusivamente por equipes da Prefeitura ou por empresas autorizadas, seguindo critérios técnicos e ambientais”.
Segundo a Sesurb, o procedimento padrão após podas feitas pelo Executivo inclui o recolhimento dos galhos, geralmente no mesmo dia ou em prazo previamente determinado. Situações fora desse padrão, como a ocorrida na praça do Alfredo Freire 1, são fruto de ações não autorizadas e representam uma infração.
Vale lembrar que a população pode solicitar serviços de poda, limpeza e manutenção de áreas públicas por meio do programa Todos por Uberaba, pelo telefone 0800 940 0101.