ATRATIVOS PARA O CENTRO

Propostas para revitalização da Artur Machado são discutidas em reunião

Padronização das fachadas, baia de estacionamento e nova área de lazer foram algumas das propostas discutidas; presentes na reunião defenderam penalização dos proprietários de imóveis fechados

Letícia Marra
Publicado em 24/01/2023 às 18:29Atualizado em 24/01/2023 às 21:27
Compartilhar
Na reunião, que foi realizada na Casa dos Conselhos, os comerciantes ouviram os detalhes do pré-projeto de revitalização e expuseram as principais reivindicações (Foto/Reprodução/Instagram @prefuberaba)

Na reunião, que foi realizada na Casa dos Conselhos, os comerciantes ouviram os detalhes do pré-projeto de revitalização e expuseram as principais reivindicações (Foto/Reprodução/Instagram @prefuberaba)

A revitalização da rua Artur Machado segue em discussão. Na noite de segunda-feira (23), a Secretaria de Planejamento (Seplan) promoveu reunião com comerciantes e moradores da Artur Machado para tratar do projeto. Mais de 60 pessoas participaram do encontro, que teve a parceria da Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Uberaba (Aciu),Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) e do Sindicomércio.

Na reunião, que foi realizada na Casa dos Conselhos, os comerciantes ouviram os detalhes do pré-projeto de revitalização e expuseram as principais reivindicações. 

Conforme informações divulgadas pela jornalista Lídia Prata, na coluna Alternativa, a criação de baias para estacionamento foi o item que mais provocou discussão na reunião. Alguns comerciantes defenderam a criação de mais espaços para estacionamento, enquanto outros pregaram a transformação da Artur Machado em calçadão, fechado ao trânsito de veículos. Essa questão ainda não está decidida e cada comerciante da rua será ouvido individualmente nas próximas semanas, antes da batida do martelo para o projeto definitivo.

Outro ponto defendido pelos presentes na reunião foi a penalização dos proprietários de imóveis fechados. Querem que a Prefeitura aplique multas severas para quem não der uma destinação a esses prédios e cômodos desocupados indefinidamente.

Dentre as propostas apresentadas pela titular da Seplan, Isabella Nascimento, destaque para a padronização das fachadas das lojas, criando uma harmonia visual na Artur Machado. Novo padrão para as calçadas com blocos intertravados, instalação de bancos e ajardinamento também estão na pauta.

Também foi sugerida a criação de uma área de convivência em área da Cemig, parada há mais de dez anos na esquina das ruas Padre Zeferino e Artur Machado. Ali poderia ser criada uma área com food trucks, cinema e outros atrativos para a população ter interesse em estar no Centro da cidade. 

Segundo a titular da Seplan a equipe pretende realizar encontros e eventos na via para aprimorar o projeto. “Vamos fazer pelo menos uma reunião mensal nos próximos quatro meses, dando conta de cada fase e construindo juntos o projeto executivo. Enquanto isso, o Poder Público vai trabalhar na captação de recursos para a viabilização”, afirmou Isabella Nascimento. 

Isabella lembrou da necessidade de trazer segurança jurídica a esse projeto, sendo possível, por meio do Plano Diretor, fazer um novo zoneamento, para ter um aproveitamento melhor dos espaços. Isso ainda, ressaltou, vem oportunizar aos investidores que reacreditem nesse Centro, na valorização imobiliária com o repovoamento desses espaços, com edifícios de moradias, culturais e públicos.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por