A espera por exames na rede pública de saúde tem sido um problema recorrente para muitos pacientes em Uberaba. Uma leitora do Jornal da Manhã entrou em contato com a reportagem relatando possuir exames pendentes há cerca de três anos. A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) alega que houve atraso nos atendimentos em decorrência da pandemia da Covid-19, resultando na paralisação temporária dos serviços e, por consequência, acúmulo dos pedidos médicos.
Segundo protocolos, a paciente possui um pedido de ultrassonografia feito em janeiro de 2024. Além disso, ela aguarda atendimento para a realização de um exame de endoscopia, pendente desde 2022. “Reclamei ano passado e eles disseram que não estavam fazendo endoscopia, porque faltava médicos para o exame”, conta a denunciante.
Após análise dos documentos, a SMS informou que a paciente em questão está próxima de ser chamada para ambos os exames, que devem ser agendados ainda no mês de fevereiro. “A alta demanda por ultrassonografia e endoscopia se deve à paralisação desses serviços durante a pandemia, mas os atendimentos já foram retomados”, explicitou a nota oficial.
Ainda segundo a Secretaria, atualmente, as endoscopias são realizadas nos hospitais Hélio Angotti e Regional, enquanto as ultrassonografias ocorrem na URS São Cristóvão, Hospital Regional, Hospital Mário Palmério e Hospital Beneficência Portuguesa. A SMS ressaltou que os pacientes são chamados conforme a ordem na fila e que os convocados para o mutirão realizado no final de semana já foram acionados seguindo esse critério.