DIA E

Mutirão no HC-UFTM realiza mais de 300 atendimentos pelo SUS em Uberaba

Publicado em 07/07/2025 às 16:51
Compartilhar

A mobilização no HC-UFTM contou com a atuação de cerca de 200 profissionais e foi acompanhada por autoridades da universidade e da saúde. (Foto/Divulgação)

O Hospital de Clínicas da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (HC-UFTM) realizou no último sábado (5) um mutirão de atendimentos pelo SUS, que beneficiou 331 pacientes em Uberaba. A ação integrou o Dia E, mobilização nacional promovida pela Rede Ebserh, vinculada ao Ministério da Educação, com apoio do Ministério da Saúde.

A iniciativa, parte do programa Ebserh em Ação, aconteceu simultaneamente em todos os 45 Hospitais Universitários Federais (HUFs) do país, com a oferta de cerca de 10 mil procedimentos assistenciais. Em Uberaba, o HC-UFTM realizou 47 cirurgias, 117 consultas e 167 exames. As especialidades contempladas incluíram coloproctologia, urologia, ortopedia, dermatologia, oftalmologia, cardiologia e cirurgia pediátrica. Também foram realizados exames como ultrassom, endoscopia, ecocardiograma e eletrocardiograma.

A mobilização teve como objetivos ampliar o acesso a atendimentos especializados, reduzir filas do SUS e fortalecer a integração entre ensino e serviço. Estudantes da área da saúde participaram ativamente das ações, sempre sob supervisão de professores e profissionais da Rede Ebserh.

“O Dia E foi um sucesso. Atendemos mais de 300 pacientes, entre consultas, exames e cirurgias. Muitos já puderam retornar para casa com seus problemas resolvidos”, destacou Luiz Antonio Pertili Rodrigues de Resende, gerente de Atenção à Saúde do HC-UFTM.

A paciente Sandra Daniele da Silva Tobias, moradora de Conceição das Alagoas, aguardava há quatro meses por uma cirurgia eletiva e foi uma das contempladas pela iniciativa.

Durante o mutirão, o HC-UFTM também promoveu dois webinários transmitidos pela TV GEP: “Diagnóstico do TEA: A Integração entre Atenção Primária e Atenção Especializada no SUS” e “Plano de Parto no SUS: Caminhos para uma Assistência Eficaz, Segura e Humanizada”, organizados pelo Núcleo de Telessaúde.

Para o ouvidor-geral da Ebserh, Diego Henrique de Souza Rezende, o Dia E reforça a proposta do programa Agora Tem Especialistas, do Governo Federal, voltado à ampliação do acesso a cirurgias eletivas e procedimentos de alta complexidade no SUS. “Essa ação nacional garante assistência de qualidade à população e, ao mesmo tempo, fortalece a formação dos futuros profissionais da saúde”, afirmou.

A mobilização no HC-UFTM contou com a atuação de cerca de 200 profissionais e foi acompanhada por autoridades como a reitora da UFTM, Marinalva Vieira Barbosa, a vice-reitora Meire Soares Ataíde Oliveira, e a secretária municipal de Saúde de Uberaba, Valdilene Rocha Costa Alves.

Segundo o presidente da Ebserh, Arthur Chioro, mais de 160 mutirões já foram realizados em 2024. “Esse esforço conjunto do Governo Federal nos permite enfrentar um desafio histórico: o acesso à atenção especializada no Brasil”, afirmou.

Assuntos Relacionados
Compartilhar

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

JM Online© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por