LUTO

Morre em Campo Grande o ex-governador de Mato Grosso do Sul, Marcelo Miranda, nascido em Uberaba

Engenheiro civil e administrador público, ele governou o estado duas vezes e morreu aos 87 anos após complicações por pneumonia

Publicado em 23/06/2026 às 17:11Atualizado em 23/06/2026 às 17:42
Compartilhar
 (Foto/Divulgação)

(Foto/Divulgação)

Marcelo Miranda, ex-governador de Mato Grosso do Sul e natural de Uberaba, morreu nesta terça-feira (23) em Campo Grande, aos 87 anos. Ele estava internado há cerca de 20 dias em um hospital particular da capital sul-mato-grossense com quadro de pneumonia e tinha histórico de problemas cardíacos e renais. A causa da morte foi falência múltipla dos órgãos.

A informação foi confirmada pela família ao portal g1.

Nascido em 1º de dezembro de 1938, Miranda cresceu em Uberaba e morou por muitos anos na rua Manoel Borges, no endereço onde hoje funciona a Casa Decor. O ex-governador mantinha familiares na cidade.

Formou-se em Engenharia Civil pela Faculdade de Engenharia de Uberaba e fez especialização em Administração Municipal. Antes de entrar para a vida pública, participou de obras de infraestrutura relevantes para o país, incluindo a construção da barragem de Jupiá, entre os municípios de Três Lagoas e Castilho.

Atuou também no Departamento de Estradas de Rodagem e foi responsável por um programa que resultou na abertura de aproximadamente 4.500 quilômetros de estradas vicinais na região.

Na política, foi prefeito de Campo Grande entre 1977 e 1979. Com a criação de Mato Grosso do Sul, tornou-se o segundo governador do estado, por nomeação, entre 1979 e 1980. Na gestão, implantou uma linha de transmissão de energia elétrica de cerca de 400 quilômetros entre Campo Grande e Corumbá, incentivou a criação de 15 municípios e investiu na pavimentação de rodovias que posteriormente foram federalizadas.

Entre 1983 e 1987, exerceu o mandato de senador da República representando Mato Grosso do Sul. Voltou ao governo do estado por voto direto entre 1987 e 1991. Ao longo da carreira, também ocupou o cargo de superintendente regional do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT).

O governador Eduardo Riedel (PP) decretou luto oficial de três dias em Mato Grosso do Sul. O decreto foi publicado em sessão extraordinária do Diário Oficial do Estado (DOE) e destaca a trajetória política de Miranda.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2026Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por