OPORTUNIDADES

Fundação Cultural e Sebrae promovem formação em Economia Criativa para impulsionar o setor cultural

Publicado em 16/05/2025 às 17:07
Compartilhar
 (Foto/Marcelo Casal/Agência Brasil)

(Foto/Marcelo Casal/Agência Brasil)

A Fundação Cultural de Uberaba “Professor Antônio Carlos Marques”, em parceria com o Sebrae Minas, está com inscrições abertas para formação em Economia Criativa, um curso gratuito que visa capacitar artistas, produtores e gestores culturais no desenvolvimento de projetos sustentáveis e inovadores. Com 25 vagas disponíveis, as inscrições podem ser feitas até 28 de maio, pelo site culturauberaba.com.br.

O objetivo da formação é fortalecer habilidades em gestão de negócios, permitindo que os participantes elaborem projetos ágeis, financeiramente viáveis e alinhados às demandas do mercado. A iniciativa integra um conjunto de estratégias para profissionalizar e dar visibilidade ao setor cultural de Uberaba, que foi recentemente mapeado pelo projeto Pegadas Criativas – plataforma que reúne dados sobre a diversidade e o potencial da produção artística local.

“O Sebrae Minas tem atuado para conectar empreendedores criativos, fomentar a economia local e valorizar a identidade regional”, destacou a analista Daiana Rodrigues. Já Alexandre Ferreira, chefe do Departamento de Museus da Fundação Cultural e responsável pela parceria, ressaltou que fomentar a economia criativa é essencial para impulsionar negócios inovadores, valorizar talentos locais e promover desenvolvimento sustentável na região.

A importância da Economia Criativa - Segundo o Mapeamento da Indústria Criativa (Firjan, 2022), o setor movimentou R$ 217 bilhões no Brasil em 2020, representando 2,91% do PIB nacional – superando até mesmo o setor automotivo. Em Minas Gerais, a participação no PIB subiu de 1,8% (2017) para 2% (2020), com cerca de 82 mil profissionais formalmente empregados, colocando o Estado em terceiro lugar no ranking nacional.

A Economia Criativa abrange áreas como música, moda, cinema, design, artes visuais, museus, desenvolvimento de softwares e patrimônio cultural, destacando-se como um dos principais vetores de inovação e geração de emprego no país.

Serviço
Formação em Economia Criativa
Inscrições até 28/05 culturauberaba.com.br
Vagas limitadas (25)
Público-alvo: artistas, produtores e gestores culturais

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por