A pesquisa incluiu a identificação de 107 fotografias, além de 57 objetos e documentos históricos (Foto: Ilustrativa)
A Prefeitura e a VLI, empresa de logística multimodal que administra a Ferrovia Centro-Atlântica, inauguram a “Estação de Memórias de Uberaba”, um espaço dedicado à história ferroviária local. A solenidade ocorrerá na próxima terça-feira (28), no Arquivo Público de Uberaba, localizado na praça Dr. José Pereira Rebouças (praça da Mogiana), 650, no bairro Boa Vista, a partir das 16h.
A proposta da “Estação de Memórias” é resgatar e narrar histórias marcantes da ferrovia, desde a inauguração da primeira estação na cidade, em 1889. A exposição abordará temas como a chegada dos trilhos, o trabalho dos maquinistas e a tradicional Folia dos Ferroviários.
Este projeto faz parte das iniciativas da VLI, executado pela AIC - Agência de Iniciativas Cidadãs, com o suporte da Prefeitura Municipal de Uberaba, através do Arquivo Público e da Fundação Cultural.
Como preparativo para a inauguração, no dia 27 de novembro, às 19h30, serão exibidas sete entrevistas, conduzidas por Mário Luiz Assunção, da produtora Urukubaka Filmes, no Teatro Experimental de Uberaba Augusto César Vanucci, localizado na rua Padre Zeferino, 988, no bairro Fabrício. O evento é aberto ao público, com entrada gratuita.