Nas instituições estaduais essa responsabilidade é descentralizada e fica a cargo de cada unidade de ensino (Foto: Divulgação)
Enquanto nas escolas municipais de Uberaba a distribuição de kits escolares e uniformes é feita pela Prefeitura, nas instituições estaduais essa responsabilidade é descentralizada e fica a cargo de cada unidade de ensino. A informação foi confirmada pela Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG), após questionamento feito por um ouvinte da Rádio JM.
De acordo com a SEE/MG, cabe às próprias instituições organizarem a aquisição de uniformes por meio de um fabricante, bem como o fornecimento dos materiais escolares. “Sobre o material escolar, as escolas devem fornecer os materiais pedagógicos essenciais, como livros didáticos, para as atividades em sala de aula”, esclareceu o órgão.
Este ano, em uma ação inédita, o Governo de Minas anunciou a distribuição de kits escolares para cerca de 350 mil alunos da rede estadual, em 1.097 escolas, de 400 municípios mineiros, com investimento de R$ 66 milhões. A entrega, feita em duas etapas, teve o objetivo de promover equidade no aprendizado, especialmente diante da queda do poder de compra das famílias mais pobres.
A seleção das cidades beneficiadas foi feita com base no Indicador de Nível Socioeconômico (NSE), que avalia fatores como renda familiar, escolaridade dos pais e infraestrutura das residências. Só na região do Triângulo Mineiro, cerca de 1.500 kits estão sendo entregues, mas a Rede Estadual em Uberaba não foi contemplada.
A cidade ficou de fora da iniciativa por não possuir escolas que se enquadram nos critérios técnicos do programa, já que a Secretaria priorizou somente as instituições com os resultados mais críticos no NSE. Nove municípios da região foram contemplados, sendo eles: Coromandel, Patos de Minas, Serra do Salitre, Monte Carmelo, Iraí de Minas, Ituiutaba, Araguari, Monte Alegre de Minas e Tupaciguara.
Pode interessar:Superintendente de Educação rechaça afirmações sobre mau uso do imóvel da Escola Castelo Branco