NAS ESCOLAS

Capacitação de professores para identificar casos de abuso continua em 2025

Dandara Aveiro
Publicado em 30/12/2024 às 05:09
Compartilhar

Capacitação e conscientização de professores para identificar sinais de violência sexual em crianças e adolescentes continuará em 2025. É o que revela à Rádio JM a enfermeira da Secretaria Municipal de Saúde Raíssa Mazeti, membro do Núcleo Intersetorial de Prevenção da Violência e Promoção da Paz (Nupaz). A proposta é ampliar o serviço, para apoiar a comunidade escolar de Uberaba. 

“A conscientização dos professores é fundamental para que eles possam entender os sinais que as crianças manifestam ao sofrerem violência sexual”, afirma Raissa. Ela revela que jovens que passam por essa situação podem mudar seu comportamento, fazer desenhos simbólicos ou até apresentar sinais físicos que indicam o abuso. 

A identificação do abuso ainda é um dos grandes desafios. Segundo Raíssa, muitas famílias têm dificuldade em identificar situações de alerta e em alguns casos há até relatos de conivência. “Infelizmente, a maioria dos casos de violência sexual contra crianças e adolescentes ocorre dentro do ambiente familiar ou por pessoas próximas. E isso torna difícil para os pais perceberem, ou até mesmo entenderem, o que está acontecendo. Em alguns casos, a família pode até ser conivente com a situação”, explica. 

Nesse sentido, a integrante do Nupaz ressalta o papel fundamental desempenhado pela escola nesse processo. “A escola e os profissionais têm o dever de comunicar o Conselho Tutelar, e acionar a rede de proteção. Se a família é conivente com a situação, a criança tem que ser protegida e as medidas deverão ser tomadas”, diz. 

Vale lembrar que o Departamento de Vigilância Epidemiológica, por meio do Nupaz, realizou recentemente palestra voltada para professores, sobre violência sexual, com foco na proteção de crianças e adolescentes. A ação enfatizou a relevância dos educadores para identificar casos de abuso e agir de maneira adequada, garantindo a segurança e o bem-estar das crianças e adolescentes. 

Aumento nos casos em Uberaba 

Conforme os últimos dados divulgados no boletim epidemiológico do município de Uberaba, foram registrados 281 casos de violência sexual contra crianças e adolescentes em 2023, com uma média mensal de 23 casos por mês. Os números preocupam autoridades, alertando para a importância das ações de prevenção e conscientização promovidas por iniciativas como as do Nupaz. 

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por