PERIGO

Caixa de energia aberta em praça de Uberaba expõe crianças a risco

Dandara Aveiro
Publicado em 03/07/2025 às 20:57
Compartilhar
Equipamento apresenta condições inadequadas de instalação (Foto/Divulgação)

Equipamento apresenta condições inadequadas de instalação (Foto/Divulgação)

Denúncia feita por ouvinte da Rádio JM levantou preocupações com relação às instalações elétricas na Praça Governador Magalhães Pinto, conhecida como Praça do Quartel. Segundo o relato, uma caixa de energia estaria aberta, com conectores expostos e acessível a crianças. Questionada, a Cemig informou que o referido padrão é de responsabilidade da Prefeitura de Uberaba. Já o Departamento de Iluminação Pública informou que estuda formas de limitar o acesso para aumentar a segurança. 

O denunciante contou ao JM que o equipamento, que é de uso coletivo e utilizado por feirantes e outros trabalhadores que atuam no local, aparenta condições inadequadas de instalação. “A caixa está aberta, ao alcance de crianças, e tem um padrão trifásico com conectores expostos. Será que não seria bom a Cemig verificar essa situação?”, questionou o ouvinte.

Diante da reclamação, a Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig) esclareceu que as instalações mencionadas não são de sua responsabilidade, mas sim dos próprios clientes, no caso, feirantes e Prefeitura de Uberaba. “O ponto de energia da Cemig está em outro local da praça e dentro dos padrões técnicos e de segurança”, informou a concessionária. 

Procurado pela reportagem, o Departamento de Iluminação Pública, vinculado à Secretaria de Serviços Urbanos e Obras (Sesurb), confirmou que o quadro de energia citado é de uso exclusivo da feira livre realizada regularmente na praça. Segundo a administração, “a caixa mencionada, com tomadas de uso coletivo, possui um disjuntor geral que é desligado pelos próprios feirantes após o término das atividades, garantindo que as tomadas permaneçam desenergizadas fora do horário de funcionamento da feira”. 

Ainda assim, o departamento informou que está avaliando alternativas para restringir ainda mais o acesso à estrutura elétrica, com o objetivo de aumentar a segurança, especialmente para o público infantil. O órgão ainda orienta que pais e responsáveis redobrem a atenção com crianças em espaços públicos, evitando deixá-las desacompanhadas, a fim de prevenir acidentes com descargas elétricas ou de qualquer outra natureza.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por