A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (Seds) promoverá nesta sexta-feira (18), das 8h30 às 11h, manhã cultural no Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua (Centro POP).
A iniciativa faz parte das ações em alusão ao Dia Nacional de Luta da População em Situação de Rua, celebrado em 19 de agosto. O evento, direcionado para esse público, contará com café da manhã, música ao vivo e atividades físicas.
A programação em celebração à data de 19 de agosto teve início nesta quarta-feira (16), com mesa-redonda na Casa dos Conselhos. Em pauta, os direitos da população em situação de rua.
Participaram do debate, mediado pelo assistente social do Centro POP, Cacildo Teixeira Neto, a terapeuta ocupacional e professora da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM) Paula Lúcia de Moura Pinto e a psicóloga do Consultório na Rua da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) Laura Amaral.
"A população em situação de rua tem direito não só a um abrigo, mas também à cultura, esporte, lazer, educação e saúde. Por isso, o trabalho desenvolvido envolve profissionais de diversas áreas e requer uma rede unida, que dialogue", destacou a chefe do Departamento de Proteção Social Especial da Seds, Noeme da Rocha Andrade.
Local de referência para a população em situação de rua, o Centro POP oferece diversos serviços, como espaço para higiene pessoal, guarda de pertences, apoio para obter documentos pessoais, inscrição no Cadastro Único e inclusão no mercado de trabalho. A unidade está localizada na Rua Helena Manzan Rodrigues, nº 30 - Tita Rezende.
Ao ver uma pessoa em situação de rua, o cidadão pode acionar o Serviço Especializado em Abordagem Social pelo (34) 9 9667 4451. Atualmente, o Município cofinancia mais de 200 vagas em casas de acolhimento institucional para esse público.