Verônica Letícia Sousa Freitas, do 7° ano, da Escola Municipal Professora Geni Chaves, de Uberaba, se destacou entre 1,2 milhão de alunos de todo o Brasil ao conquistar medalha de bronze na XXVI Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (Foto/Divulgação)
A estudante Verônica Letícia Sousa Freitas, do 7° ano, da Escola Municipal Professora Geni Chaves, de Uberaba, se destacou entre 1,2 milhão de alunos de todo o Brasil ao conquistar medalha de bronze na XXVI Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA).
Nesta edição, cerca de 400 alunos da unidade se inscreveram e foram premiados com certificados de participação. A cerimônia de premiação aconteceu nesta terça-feira (14). A classificação da aluna se deu por meio de uma prova teórica aplicada na escola e a pela construção e lançamento de um protótipo de foguete que selecionava o aparato que atingisse a maior altura.
O professor de Ciências, Anderson Moreira, foi o responsável por inscrever a aluna e acompanhá-la durante as duas fases da OBA. “É muito satisfatório ver que uma aluna conseguiu esse reconhecimento em uma prova tão difícil e tão concorrida. A Verônica se dedicou muito estudando, participando de palestras, seminários e até simulados. No próximo ano, ela será inscrita para participar do programa de iniciação científica do governo e convidada a ser monitora dos alunos que irão prestar a OBA pela primeira vez”, contou o professor.
Para a estudante, o prêmio foi resultado de muito estudo e do apoio da família e do professor. “Fiquei muito surpresa com essa conquista, eu não esperava. Quando foi publicado o resultado, me senti muito feliz e grata. A prova exigia muita atenção e raciocínio. Compartilho esse resultado com toda a minha escola. Meus pais estão muito orgulhosos”, disse Verônica.
O secretário de Educação, Celso Neto, parabenizou a aluna pelo título. “Uma escola de qualidade é onde o aluno aprende, onde o professor e aluno entram na mesma sintonia de ensino e aprendizado. Na gestão da prefeita Elisa e na minha passagem pela Semed, a Educação será tratada com o respeito que os estudantes e os professores merecem. Verônica e toda a equipe da E.M. Prof. Geni Chaves estão convidados para um encontro, na próxima semana, comigo e com a prefeita, para celebrarmos essa conquista”, destacou o titular da Pasta.
Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica – Podem participar da OBA os alunos do 1º ano do Ensino Fundamental ao 3° ano do Ensino Médio de escolas públicas e privadas, urbanas e rurais. As escolas interessadas em participar da OBA, devem preencher uma ficha de cadastro que fica disponível em www.oba.org.br/site durante o período de inscrição. As provas acontecem, anualmente, no mês de maio. Os resultados são disponibilizados no mês de novembro.