ORGULHO UBERABENSE

Aluna da rede municipal fica em 3º lugar na Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica

Publicado em 16/11/2023 às 20:21Atualizado em 17/11/2023 às 14:08
Compartilhar
Verônica Letícia Sousa Freitas, do 7° ano, da Escola Municipal Professora Geni Chaves, de Uberaba, se destacou entre 1,2 milhão de alunos de todo o Brasil ao conquistar medalha de bronze na XXVI Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (Foto/Divulgação)

Verônica Letícia Sousa Freitas, do 7° ano, da Escola Municipal Professora Geni Chaves, de Uberaba, se destacou entre 1,2 milhão de alunos de todo o Brasil ao conquistar medalha de bronze na XXVI Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (Foto/Divulgação)

A estudante Verônica Letícia Sousa Freitas, do 7° ano, da Escola Municipal Professora Geni Chaves, de Uberaba, se destacou entre 1,2 milhão de alunos de todo o Brasil ao conquistar medalha de bronze na XXVI Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA). 

Nesta edição, cerca de 400 alunos da unidade se inscreveram e foram premiados com certificados de participação. A cerimônia de premiação aconteceu nesta terça-feira (14). A classificação da aluna se deu por meio de uma prova teórica aplicada na escola e a pela construção e lançamento de um protótipo de foguete que selecionava o aparato que atingisse a maior altura. 

O professor de Ciências, Anderson Moreira, foi o responsável por inscrever a aluna e acompanhá-la durante as duas fases da OBA. “É muito satisfatório ver que uma aluna conseguiu esse reconhecimento em uma prova tão difícil e tão concorrida. A Verônica se dedicou muito estudando, participando de palestras, seminários e até simulados. No próximo ano, ela será inscrita para participar do programa de iniciação científica do governo e convidada a ser monitora dos alunos que irão prestar a OBA pela primeira vez”, contou o professor.

Para a estudante, o prêmio foi resultado de muito estudo e do apoio da família e do professor. “Fiquei muito surpresa com essa conquista, eu não esperava. Quando foi publicado o resultado, me senti muito feliz e grata. A prova exigia muita atenção e raciocínio. Compartilho esse resultado com toda a minha escola. Meus pais estão muito orgulhosos”, disse Verônica.

O secretário de Educação, Celso Neto, parabenizou a aluna pelo título. “Uma escola de qualidade é onde o aluno aprende, onde o professor e aluno entram na mesma sintonia de ensino e aprendizado. Na gestão da prefeita Elisa e na minha passagem pela Semed, a Educação será tratada com o respeito que os estudantes e os professores merecem. Verônica e toda a equipe da E.M. Prof. Geni Chaves estão convidados para um encontro, na próxima semana, comigo e com a prefeita, para celebrarmos essa conquista”, destacou o titular da Pasta.

Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica – Podem participar da OBA os alunos do 1º ano do Ensino Fundamental ao 3° ano do Ensino Médio de escolas públicas e privadas, urbanas e rurais. As escolas interessadas em participar da OBA, devem preencher uma ficha de cadastro que fica disponível em www.oba.org.br/site durante o período de inscrição. As provas acontecem, anualmente, no mês de maio. Os resultados são disponibilizados no mês de novembro.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por