Momento ainda próximo do fim do ano, momento que permite ao indivíduo refletir sobre sua vida
Vida Nova em 2015
Fevereiro de 2015. Momento ainda próximo do fim do ano, momento que permite ao indivíduo refletir sobre sua vida, e fazer um balanço da existência, por ser um momento de passagem.
Quantas resoluções de 2014 foram cumpridas?Sabe-se que 54% das pessoas desistem de seus objetivos até um semestre depois e somente 8% conseguem concretizar suas propostas de mudanças. Muito importante é saber que as pessoas que programam metas para o novo ano têm dez vezes mais chances de alcançar mudanças positivas. Todas estas conclusões são resultados de um estudo da Universidade de Scranton, nos Estado Unidos.
Bastante importante também é não impor a si mesmo resoluções de extensão impossível de ser cumprida, macrodeterminações, como por exemplo, ser capaz de abandonar vários velhos hábitos, rapidamente. É interessante escolher decisões sustentáveis que promovam transformações a longo prazo.
Mas, como conseguir estas transformações? Através de atitudes como desapego de velhas ideias, para ceder espaço às novas perspectivas. Como conseguir? Alguns minutos, diariamente, permitem reflexão suficiente para substituir ideias e mudar a percepção de mundo (que uso tenho feito da água?). Convivência com pessoas diferentes pode proporcionar uma visão inédita ou elencar modos de fazer nunca pensados. Novos estímulos geram novas conexões.
Neste contexto, sair da rotina e experimentar outras sensações traz aprendizados que ajudam a tornar a mente mais aberta e criativa. Experienciar coisas novas ajudam a ampliar os horizontes, a confrontar gostos, opiniões e crenças, o que permite avaliar mudanças necessárias e, o que é interessante, aproveitar as novidades.
Exercitar a gratidão, ser mais compreensivo e ter um olhar positivo sobre as coisas, os fatos e as pessoas, desenvolver a espiritualidade meditando, e praticando a gentileza são atitudes que dão mais significado à vida e à felicidade. Por que não as praticar?
Elevar a autoestima é fator essencial para elevar a qualidade da relação a dois porque uma relação cresce baseada em troca verdadeira. Praticar atividades prazerosas reafirma a identidade e valor individual, assim como dá peso às concessões da vida em comum. Explorar-se é interessante para se conhecer.
E o trabalho, a carreira, a profissão? Para não estagnar, é primordial criar metas de curto, médio e longo prazo, anotando cada uma delas, descobrir competências a serem desenvolvidas, aprimorando e adquirindo talentos e conhecimentos. Enquanto se experimenta coisas, facilita-se aprofundar o conhecimento de desejos e competências.
Segundo os analistas, 2015 será um ano de ajustes na economia. Organizar-se financeiramente é essencial.
E o equilíbrio? Se nenhuma área da vida é ignorada, tais como amor, amizade, família, vida interior, trabalho, lazer, o indivíduo se torna mais feliz e mais eficiente. O sucesso verdadeiro é aquele que permite uma vida equilibrada.
*Psicóloga Clínica – E-mail: [email protected]