ARTICULISTAS

Sobre os noventa anos

Sou agradecido – e muito – aos amigos que, de perto e de longe, se manifestaram por ocasião

Dom Benedicto de Ulhôa Vieira
Publicado em 21/10/2010 às 19:57Atualizado em 20/12/2022 às 03:40
Compartilhar

Sou agradecido – e muito – aos amigos que, de perto e de longe, se manifestaram por ocasião dos meus noventa anos. Surpresos todos ao contactar um ancião que felizmente ainda conversa, fala, escreve, prega, reza e lê, as pessoas externam admiração, congratulações e votos de saúde e bem-estar.

Mas as aparências enganam os olhos amigos, que se fecham à realidade, porque o coração deles fala mais forte. A verdade é que, alcançando a altura dos noventa, a pessoa sente a debilidade do organismo e o cansaço proveniente dos pequenos esforços no andar e no realizar qualquer atividade, que antes se fazia sem dificuldade e sem cansaço.

Mas este prolongamento da vida é favor de nosso Deus, por misericordiosa graça de seu misterioso agir. E por ser favor do céu, exige gratidão do agraciado. Por isto, tivemos à noite daquele dia 15 uma solene Missa concelebrada por numerosos sacerdotes e participação amiga de muitíssimos fiéis. Era o incenso da gratidão ao Senhor da vida pela sua misericordiosa generosidade.

Quatro notas especiais marcaram essa celebraçã os numerosos participantes do povo que, mesmo cansados no fim de semana, ocuparam os bancos da Medalha Milagrosa; a homilia de nosso Arcebispo Dom Roque, que perpassou a longa história deste episcopado; a artística beleza do coral regido pelo Padre Fabiano, e o número alto de sacerdotes concelebrantes e diáconos permanentes.

No final, o homenageado agradeceu a todos, tendo especial palavra de gratidão a seu irmão no episcopado Dom Aloísio Roque, de quem fora no passado um dos três consagrantes, que a liturgia exige.

Quando se celebra o aniversário de pessoa consagrada – seja bispo, seja sacerdote ou religioso –, deve-se ter presente a beleza do seguimento de Cristo. É Deus que escolhe quem deve seguir algum caminho especial. São desígnios inefáveis, que merecem e exigem de nossa parte muita gratidão.

Foi por estas razões que, na altura dos meus noventa anos, a Igreja de Uberaba quis acompanhar-me, seu antigo pastor, nesta ação de graças por tão longa caminhada sua no entardecer de sua vida.

Em tudo seja Deus louvado!

(*) membro da Academia de Letras do Triângulo Mineiro

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por