Segundo informações do secretário de estado de Saúde, Fábio Baccheretti, foram identificados, nesta quinta-feira (23), novos casos da variante Ômicron no estado de Minas Gerais. São 32 casos confirmados em todo o estado, sendo 11 em Belo Horizonte e 21 casos espalhados pelo Sul de Minas. Nestes últimos citados, são 19 em Extrema, 1 em Maria da Fé e 1 em Três Pontas. Uberaba, até o presente momento, não registra nenhum caso da variante no município ou mesmo na região.
Ainda segundo informações de Baccheretti, pela primeira vez, houve reconhecimento de transmissão comunitária da nova cepa. “Todos os 32 casos (pacientes) estão bem, em casa e o estado está monitorando cada um dos seus contatos”, explicou o secretário.
Baccheretti reforça que, apesar de ainda ser uma situação de calma, uma vez que a nova variante já era esperada, é preciso manter todos os cuidados, como o distanciamento social, higienização frequente das mãos, uso de máscara e, principalmente, a vacinação.
Mesmo se tratando de uma variante mais infectante, o secretário acredita que a vacinação irá surtir efeito, sendo assim, de extrema importância que os cidadãos não deixem de se imunizar. Baccheretti alerta que, mesmo com a chegada do Natal e ano novo, datas em que costuma-se reunir familiares e amigos, deve-se evitar grandes aglomerações, priorizando sempre por lugares abertos e arejados. Por fim, o secretário reforça a necessidade de proteção maior em relação às pessoas mais vulneráveis, aquelas que estão em grupo de risco.